![](https://circuitomundo.com/wp-content/uploads/2020/11/mineradora-segurança-1-1140x694.jpeg)
“Segurança Começa Comigo”. Foi esse o tema da 1ª edição do Dia da Segurança da Mineração Vale Verde (MVV), promovida pela Appian Capital Brazil nesta quarta-feira (18) em Alagoas. No Projeto Serrote, onde está sendo implantado o empreendimento entre Arapiraca e Craíbas, a importância da cultura de segurança foi reforçada ao longo de todo o evento.
Ele contou com a presença dos empregados e terceirizados da empresa em quatro momentos distintos. A medida aconteceu devido aos cuidados com o novo coronavírus (COVID-19), em consonância às recomendações governamentais e sanitárias para não haver aglomeração.
Participaram lideranças da Appian Brazil e da MVV, como o diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e SSMA, Silvio Lima; o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima; o gerente geral de Implantação da MVV, Leandro Tunussi; e outros gerentes e coordenadores. Todas as falas giraram em torno do principal valor que guia a todos de casa para o trabalho e vice-versa: a Segurança.
Essa edição piloto se tornou um marco para cada um que faz parte da MVV, visto que traz em sua mensagem um senso genuíno de pertencimento e, também, cuidado com o outro.
“O que nos previne realmente é a nossa atitude, a nossa percepção de risco. Não podemos baixar a nossa guarda e devemos nos manter atentos. O Comportamento Seguro realmente é o que nos faz caminhar e é o que vai medir o nosso sucesso rumo à Zero Lesão. Quando se trata desse assunto, todos somos responsáveis. Todo acidente pode ser evitado. Por isso, agradeço o envolvimento de todos e todas com este compromisso”, pontua Tony Lima.
Em vídeo, o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, deixou seu recado: “Em Segurança, todos somos líderes”. Esse 1º Dia da Segurança contou, também, com dinâmicas e homenagens ao time de Saúde Ocupacional da MVV, principalmente por conta do trabalho exemplar desempenhado desde o início da pandemia, minimizando os riscos de transmissão da doença no Projeto Serrote.
“Esse ano nos reservou muitas surpresas – o excedente de chuvas e a COVID-19, por exemplo. Essa última, realmente foi algo inesperado. Por isso, nesse período crítico, foi preciso nos mantermos firmes, solidários e resilientes. Foi essa força do time MVV que nos fez chegar até aqui, sãos e salvos”, diz Silvio Lima.
Para que não haja novas surpresas, inclusive, é preciso ter sempre uma visão de percepção de risco no nosso dia a dia, identificando possíveis causas de acidentes e eliminando-as imediatamente.
“Fazendo isso, estaremos de olho na meta de Zero Lesão. Não apenas isso: estaremos de olho em nós e nos nossos colegas de trabalho. Somos uma coisa só; somos um time e precisamos sempre nos ajudar. Nos ajudar a construir o Projeto Serrote e a retornar inteiros para quem amamos. Isso significa que temos que dar o máximo e manter 100% a nossa atenção, a fim de que não aconteçam desvios ou acidentes”, pontua o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades (SSMAC) da MVV, Renato Saraiva.