Os gestores de turismo de três capitais nordestinas se uniram para realizar ações integradas de divulgação em dois dos principais pólos emissores de turistas para o Nordeste: Argentina e Portugal. Segundo uma fonte, na verdade a reunião foi motivada pela secretária de turismo de Recife Cacau de Paula, que pressionada pelo trade turístico estaria preocupada com a possibilidade do crescimento dos voos da TAP Lisboa/Maceió/Lisboa e estaria buscando montar uma estratégia de promover um stopover envolvendo as três capitais e deixando Maceió de fora.
Dessa forma seria formatado um pacote turístico barato e agregando valor com três estados e preços promocionais. A notícia deve trazer preocupação para o trade turístico alagoano, que ano passado comemorou o sucesso dos voos de Portugal que em dezembro, mesmo com a pandemia, teve um percentual de 86% de ocupação média atingindo um pico no réveillon.
Alagoas tem também foi um novo produto muito bem aceito na Europa, como o destino turístico mais seguro do Brasil, além de ser considerado o que tem as praias mais belas do Nordeste, além da orla marítima de Maceió ser classificada como mais linda e segura para o turista.
Além de tudo isso, o Governo de Alagoas investiu pesado junto com a TAP na divulgação do destino em várias cidades europeias despertando o interesse dos turistas para o novo destino, embora a campanha tenha sido interrompida pela pandemia, que fechou as fronteiras com os países que formam a União Europeia.
Os secretários de turismo de Recife, Natal e João Pessoa realizaram uma reunião presencial para alinhar um trabalho planejado de marketing para vender os destinos na retomada do turismo.
Estratégia
Os secretários partem do princípio estratégico de que a pequena distância entre Recife (PE) e Natal (RN) pela BR-101 de quase 300 km, seja um item logístico para conquistar o turista e entre as duas capitais está João Pessoa (PB), que fica a 120 km e 188 km das duas, respectivamente.
Para consolidar esse roteiro, o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, o secretário de Turismo de Natal, e a secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula (Recife), se reuniram nesta semana para trocar experiências e ideias sobre uma futura ação conjunta.
As reuniões ainda contaram com as presenças do secretário executivo de turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, e da equipe da diretoria de Marketing da Setur, do secretário executivo de Turismo do Recife, Mustafá Dias, e da secretária adjunta de Turismo de Natal, Christiane Alecrim.
De acordo com Daniel Rodrigues, será programada uma série de ações para massificar a divulgação dos três destinos em cidades que são carentes de informações em todas as regiões do país, e, principalmente, no mercado internacional, a partir da Argentina, na América do Sul, e Portugal, na Europa. Na formatação dos projetos, será discutido um roteiro de sete dias – dois em cada capital -, com início em Recife, que atualmente já conta com voos internacionais dos dois países.
No próximo dia 25 de março, será realizada uma nova reunião, desta vez virtual, para começar a ser definido um planejamento e colocar os projetos em prática. De acordo com Daniel Rodrigues, a intenção é formar um projeto para fortalecer e ampliar as vendas principalmente no mercado internacional. “Coisas boas estão por vir e até o final de Março estaremos reunidos novamente para ampliar a discussão e colocar o projeto em prática”, disse o secretário.



