Cotidiano

O vírus deveria ser encarado como “guerra biológica”. Em Arapiraca prefeito prioriza obras e não a saúde. Maragogi continua firme no turismo. Rogério Farias pode disputa a prefeitura de Porto de Pedras.

Estamos no segundo final de semana na fase vermelha em Alagoas com expectativas para Semana Santa, que deve ser também sem muitas mudanças, já que todo país está de luto pela mais de 300 mil mortes registrada de covid. Um momento que fica para história do Brasil, que caminha para ser a Nação mais atingida pela pandemia, devido aos desencontros na gestão. Se o Governo Federal tivesse ouvido os representantes da Ciência e tomado medidas preventivas firmes em 2020, logo no início da pandemia, montando hospitais de campanha e investido na compra de vacinas e medicamentos, com certeza não estaríamos agora correndo atrás do prejuízo. Faltou sensibilidade para o problema desde o início, quando se classificou o vírus como uma “gripezinha”. Talvez por pura ignorância e falta de orientação no campo científico, faltou alguém para mostrar ao Presidente Jair Bolsonaro que não era uma “gripezinha”, mais uma ameaça biológica que abalou o mundo. Para um militar, faltou principalmente informação estratégica de que o cenário é de uma guerra biológica, da qual só sobreviverá quem tomar medidas preventiva antecipada e se abastecer com vacinas e adotar medidas de distanciamento social e uso de equipamento de proteção individual Mesmo com tantos generais a sua volta, nenhum alertou o chefe da Nação para situação. Em países com Portugal, um general especializado em guerra biológica, monitora todo cenário e informa não só ao governo nacional como a União Europeia, sobre a movimentação do vírus naquele país. No Brasil faltou competência estratégica e o vírus até agora está vencendo provocando muitas baixas.

Arapiraca/obra ou saúde

Em Arapiraca, o presidente da Câmara, Thiago ML continua cobrando do prefeito Luciano Barbosa mais sensibilidade para o controle da pandemia. Segundo ele, Luciano Barbosa acorda cedo não para visitar as unidades de saúde para saber se estão funcionando ou se está faltando algo, mas sim vai direto para as obras de pavimentação que dão tanto dinheiro aos empreiteiros.

Arapiraca/Leitos

O presidente da Câmara, Thiago ML, cobrou também ao prefeito que procure viabilizar mais leitos de UTIs nos hospitais de Arapiraca. O município recebe todo mês cerca de R$ 500 mil de retroativo da Lei Kandir, referente a compensação de produtos exportados como o fumo, por exemplo. “Esse dinheiro poderia comprar leitos para UTIs”, disse o vereador.

Maragogi/normalidade

O município de Maragogi semana passada foi submetido as medidas mais rigorosas que as da fase vermelha com todo comércio fechado de 20 a 25, além da proibição de todos os passeios turísticos. O prefeito Sérgio Lira, que é médico, contou com o apoio de 90% dos empresários que realmente sabem, que para conter a transmissão do vírus, em um país que não tem vacina para todos, somente o isolamento social é o caminho.

Porto de Pedras

Esta semana a notícia de que o ex-prefeito Rogério Farias poderá disputar a eleição para prefeito em 2024 movimentou os bastidores da política na região Norte. Farias foi convidado por um grupo político que tem interesse em ajudá-lo a retornar ao comando no município.

Porto de Pedras 2

O ex-prefeito disse que ainda é cedo, mas não descarta a possibilidade de disputa a prefeitura numa aliança ampla com outras forças política, inclusive com o apoio de outros prefeitos da região, que são amigos de Rogério Farias, que deixou um legado de obras e muitas realizações e uma delas é lembrada pelos que passaram sua adolescência nas quadras de tênis que ainda hoje têm sua marca registrada.

Porto Calvo

Em Porto Calvo o vereador Júnior Ferro Velho fez uma pesquisa em todos os postos de combustíveis fotografando as tabelas de preços e constatou que o mais alto é no Posto Cajá, onde a prefeita Eronita Esposito, vem abastecendo a frota do município. Segundo o vereador o posto Cajá é alvo de investigação pelo MP, por está funcionando em uma área doada pelo então prefeito Kaika, irmão da prefeita e condenado a 7 anos de prisão.

Delmiro/perda

Delmiro Gouveia sofreu esta semana uma grande perda para educação com a morte da professora Antônia Maria Monteiro dos Santos da Escola Estadual Francisca Rosa da Costa, onde era diretora adjunta da unidade escolar. A educadora é mais uma vítima do vírus Covid-19. Amigos, ex-alunos, dentre outras diversas pessoas da sociedade se solidarizaram para com os familiares pela perda precoce.


Penedo/Turismo

Penedo vive uma nova fase do turismo com perspectiva de investir no turismo regional, principalmente diante da pandemia que vem mudando o perfil do turismo que visita Alagoas. Agora o visitante chega de carro de regiões e estados vizinhos ou da região Nordeste. O prefeito Ronaldo Lopes organiza ações de promoção de Penedo em outros estados.

Penedo/medicação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo informa a população o recebimento dos medicamentos que estavam em falta e foram objeto de licitação emergencial realizada para garantir o abastecimento desses remédios. Entre os itens recém chegados estão medicamentos de uso controlado, a exemplo do Diazepam 10 mg, além de medicamentos para úlcera gástrica e refluxo gastroesofágico, como o Omeprazol 20 mg.

Artigos relacionados
Cotidiano

Celebrando as tradições juninas, Arapiraca inicia circuito de arraiás comunitários

As festas de terreiro na época de São João fazem parte da história de Arapiraca e foram recriadas no sábado…
Cotidiano

Conquista para Coruripe: Prefeito Marcelo Beltrão homenageia Maísa Silva, campeã nacional de atletismo, e anuncia construção de Vila Olímpica

Em um momento emocionante, o prefeito Marcelo Beltrão recebeu, na sexta-feira (13), a jovem atleta Maísa Silva para uma homenagem…
Cotidiano

Turismo local em pauta: COMTUR Penedo discute ações para fortalecer e impulsionar setor

Com o objetivo de desenvolver, fortalecer e impulsionar o turismo local por meio de ações, atitudes e atividades, o Conselho…