
E Articulações políticas com vista a eleições municipais de 2024 estão atreladas aos acordos para o pleito de 2022. Isto mesmo! Os atuais prefeitos e interessados em concorrer ao cargo estão fechando seus acordos com os deputados estaduais, federais e senadores. Além disso, os prefeitos que estão em seu segundo mandato também já vislumbram passar o cargo para seus sucessores objetivando não terem problemas com prestação de contas e de garantir um aliado na prefeitura que possa talvez lhe devolver o comando do município.
E nos bastidores as negociações estão correndo e aqui vamos arriscar o que pode ocorrer em alguns municípios, onde conversamos com os observadores políticos. No Pilar a conversa é que o prefeito Renato Rezende pode apostar suas fichas no seu secretário municipal de governo, Paulo Santos, figura bastante conhecida nos círculos políticos, já que foi assessor do senador Renan Calheiros, do ex-deputado João Lyra e até do ex-prefeito Carlos Alberto Canuto que poderá ser seu adversário nos palanques. Entretanto poderá também sair da Câmara de Pilar outros nomes, numa grande frente de oposição.
Em Porto Calvo o ex-prefeito Cícero Cavalcante deverá disputar a eleição em 2024, e já está escolhendo seu ou sua vice. Entre os nomes mais cotados estão os dois vereadores de oposição Júnior Ferro Velho ou a vereadora Presenta. Os dois são campões de votos e nunca perderam uma eleição. Já o ex-prefeito David Pedrosa, poderá não disputar a eleição e apoiar um nome de oposição. Fique ligado.
Vamos comentar os cenários em todos os municípios, inclusive os prefeitos que prometeram apoio a diversos candidatos ao Senado e Deputado Federal e vão fazer o jogo duplo.