
O turismo rural é uma atividade que tem tudo para alavancar vários municípios brasileiros, que possuem potencial para isso, mas que os gestores ainda não despertaram para essa vocação econômica. Antes de tudo é preciso que os prefeitos saibam que a atividade turística gera emprego e renda e propicia a valorização da cidadania e principalmente reduz a pobreza. Com este objetivo o Ministério do Turismo, pela primeira vez tem um olhar diferenciado para o Turismo Rural, anunciando através do ministro Gilson Neto que oito roteiros turísticos, que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural foram oficializados na última segunda-feira. Segundo ele estes destinos passarão a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aponta que a ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. “Apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural, o resultado será o fortalecimento dos roteiros, tendo a agricultura familiar como um diferencial. Com isso, também conseguimos diversificar a oferta turística brasileira”, declarou Gilson Neto. (Fonte MTur)
Cadeia produtiva
Ao todo, participaram do processo seletivo mais de 50 propostas que contemplam as quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Com o encerramento da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão acionados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.
Penedo/salários
A Prefeitura de Penedo inicia hoje, o pagamento do salário de maio para o funcionalismo municipal. Nesta quarta, 26, recebe o pessoal classificado como ‘Demais Secretarias’, identificação para quem não atua nas pastas de Saúde e Educação. Os funcionários das referidas secretarias recebem na quinta-feira, 27, – data reservada para Educação – e na sexta-feira, 28, dia do pessoal da Saúde sacar seu merecido vencimento nas agências bancárias.
Arapiraca
Os alunos e professores da Escola Jaime da Altavila em Arapiraca estão revoltados com a atitude dos vizinhos daquela unidade de educação. Segundo a direção, um lado da escola está sendo transformado em um depósito de lixo, onde se coloca resto de construção civil e muito lixo. Um absurdo, que precisa de providências.
Arapiraca
Os buracos abertos pelos vazamentos da rede de distribuição de água em Arapiraca continuam sem serem fechados pela Casal. Um acordo foi realizado entre a prefeitura e a empresa, mas a demanda é tão grande que parece que os serviços de tapa buracos não conseguem dar conta.
Delmiro Gouveia
Os distrito de Malhada, Volta, Lameirão, Olho D ́aguinha, Jurema, Lagoa dos Patos, Pedrão e Lagoinha em Delmiro Gouveia foram beneficiadas pelo mutirão Mais Saúde realizado no sábado, 22, pela Secretaria Municipal de Saúde na unidade de atenção básica da Lagoinha.
Delmiro/Vacinação
A campanha de vacinação contra a Covid-19, tem continuidade com todos os profissionais da educação básica, superior e da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia poderão ser vacinados a partir das 9h no Drive-thru ou na Academia da Saúde. Na quarta-feira, 26, serão vacinados os profissionais de transporte complementar e, na quinta, 27, os caminhoneiros.
Pão de Açúcar
Entre os dias 01 e 30 de junho de 2021, acontece o Junho Alagoano, evento de valorização da cultura de Alagoas, fruto da parceria entre o Bloco Flor de Lis, Secult-AL , Fmac-Maceió e 28 secretarias Municipais de Cultura de Alagoas. Chegando em sua segunda edição, trará diversas atividades de música, literatura, cinema, entre outros, buscando apresentar para o Brasil a riqueza artística do Estado de Alagoas.
Maragogi
As famílias que possuem crianças entre 3 e 5 anos, em Maragogi, já podem fazer o cadastro para receber o Cartão CRIA. O procedimento do cadastro segue o mesmo das faixas etárias anteriores. Os responsáveis devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo do CRIA é garantir as crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social esse amparo financeiro durante toda a Primeira Infância.
Codevasf/irrigação
A Codevasf tem investido cerca de R$ 2,6 milhões na aquisição e na distribuição de kits de irrigação por gotejamento a produtores rurais alagoanos. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.
Codevasf/irrigação 2
As famílias beneficiadas receberão kits compostos por gotejadores, conexões, filtros e reservatório, a serem utilizados em áreas de 0,5 a 1 hectare. “Com os kits de irrigação, apostamos no aumento da renda familiar por meio do crescimento da produtividade com uso da tecnologia de irrigação”, declarou Joãozinho Pereira, superintendente da Codevasf em Alagoas.