Espanha decide não aceitar brasileiros, mesmo vacinados e com testes negativos no país devido a situação grave de contaminação e altos índices de contaminação que estão bem próximos dos mesmos dos Estados Unidos, demonstrando um ato de discriminação. O brasileiros e os sul africanos foram excluídos da lista de aprovação para vacinados. A atitude do Governo Espanhol coloca em dúvida também então a eficácia das vacinas que vem sendo aplicadas no Brasil, já que não são levadas em consideração.
O Governo Espanhol disse que vai avaliar a possibilidade de aceitar brasileiros a partir do dia vigente até 22 de junho, quando os espanhóis revisarão a evolução do quadro pandêmico nesses dois países e reavaliarão a possibilidade de entrada. O Brasil ainda é classificado nação de “sério risco epidemiológico”.
Diante do comportamento discriminatório e que desqualifica as vacinas aplicadas no Brasil, se faz necessário um boicote dos turistas brasileiros a Espanha, que não é a primeira vez que age com um comportamento discriminatório com a relação aos brasileiros. Fica a recomendação para os brasileiros deixarem de ir à Espanha.
Por ora, o ingresso na Espanha para pessoas procedentes do Brasil só será permitida para espanhóis ou andorranos e residentes na Espanha ou Andorra.
O governo espanhol ainda ressalta que será permitida a entrada para “passageiros em trânsito internacional a um país não Schengen com escala inferior a 24 horas permanecendo unicamente na zona de trânsito do aeroporto na Espanha”.