O ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos considera que, com a realização da assembleia-geral da TAP SGPS, que decorreu esta quinta-feira, 24 de junho, a companhia aérea “deu mais um passo decisivo” no caminho da recuperação e entra numa “nova fase”, que se espera que seja marcada pelo sucesso.
Segundo ele com a realização da assembleia-geral da TAP SGPS, a companhia aérea deu mais um passo decisivo no caminho que todos esperamos que seja o da sua recuperação. Para o ministro cuja pasta tutela a companhia aérea, “com a eleição dos novos órgãos sociais”, a gestão da transportadora entra numa “nova fase”, uma vez que “a TAP será liderada por uma equipa de gestão com reconhecido currículo no setor”, a quem o ministério “deseja os maiores sucessos no caminho exigente que tem pela frente”.
“O seu sucesso será o sucesso da TAP e também o sucesso da economia nacional”, declarou em nota a imprensa, Pedro Nuno Santos.
O Ministério as Infraestruturas e da Habitação faz ainda um agradecimento pela “dedicação” e “trabalho de enorme qualidade levado a cabo pela administração cessante”, em particular por Ramiro Sequeira, que assumiu interinamente a presidência da Comissão Executiva da TAP, e que “liderou os destinos da empresa num período muito duro, liderando a construção do plano de reestruturação da empresa e a assinatura dos acordos de emergência com todos os sindicatos da TAP e da Portugália”.
Miguel Frasquilho, “que serviu sempre a TAP e o país de forma leal, incansável e dedicada”, também não foi esquecido na nota do Ministério as Infraestruturas e da Habitação, assim como os restantes membros não-executivos que agora deixam a empresa.
“A TAP entrará, com a decisão sobre o plano de restruturação por parte da Comissão Europeia, numa nova fase da sua vida e o Governo conta com todos para garantir que a próxima página desta história da nossa companhia aérea seja plena de sucesso”, refere ainda o comunicado.
Recorde-se que a TAP realizou esta quinta-feira uma assembleia-geral para aprovar a eleição dos novos elementos dos órgãos e corpos sociais para o quadriénio 2021-2024.
A TAP passa a contar com um novo Conselho de Administração liderado por Manuel Beja, que sucede a Miguel Frasquilho como presidente do Conselho de Administração, e que é ainda composto por Christine Ourmieres-Widener (que vai liderar a Comissão Executiva da TAP SGPS no quadriénio 2021-2024), Ramiro Sequeira, Alexandra Reis, João Gameiro, José Manuel Silva Rodrigues, Silvia Mosquera González, Patrício Ramos Castro, Ana Teresa Lehmann, Gonçalo Monteiro Pires e João Pedro da Conceição Duarte.