A Superintendência de Energia e Mineração (Suem), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), promove, nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, o Fórum de Energia – Desafios e Perspectivas no setor elétrico pós pandemia. O evento acontece de forma on-line e objetiva estimular práticas públicas para a produção de energia limpa. A transmissão será através do canal da Sedetur Alagoas no Youtube.
O foco desta edição é a discussão sobre energia solar e os benefícios que o uso de recursos renováveis para produção de energia traz para o meio ambiente e para a população alagoana. O encontro contará com a participação de gestores e especialistas do setor elétrico.
Todos os anos a Superintendência de Energia e Mineração da Sedetur desenvolve o Balanço Energético, que mede a utilização de energia renovável no Estado. Só em 2020 Alagoas registrou um aumento de 150% no setor de geração de energia solar. Isso ocorre porque Alagoas possui um grande potencial de irradiação solar e diversos incentivos promovidos pelo Governo de Alagoas que buscam estimular o uso da energia solar. Desta forma, o cenário de energia alternativa vem crescendo no estado, resultando em mais de 2 mil sistemas voltaicos e mais de 3 mil unidades consumidoras beneficiadas.
Segundo o superintendente de Energia e Mineração, Caio Uchôa, o Poder Público deve prezar cada dia mais por incentivar o uso de energia por meio de fontes renováveis em Alagoas, um estado que recebe uma forte incidência da luz solar durante longos períodos do ano.
“Nós fornecemos meios aos interessados e facilitamos para que todo o processo aconteça. O Fórum vem para atualizar as políticas energéticas do estado e falar sobre a utilização dessas fontes de energia renováveis”, pontuou o superintendente.
O debate no Fórum de Energia contará com a participação da Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim e do Coordenador do Projeto de Eficiência Energética da Universidade Federal de Alagoas, professor Marcio Cavalcante. As inscrições estão disponíveis até esta quinta-feira e o evento vai disponibilizar certificado para os participantes.
ASCOM/SEDETUR