MEIO AMBIENTE

Conferência dos Ministros da Cultura dos Países do G20 começa na Itália

ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o secretário especial da Cultura, Mario Frias, participaram, nesta quinta-feira (29.07), em Roma, na Itália, da abertura da Conferência dos Ministros da Cultura dos Países que integram o G20. O encontro demonstra a preocupação com a Cultura por parte deste fórum internacional que reúne as principais economias do mundo. Seus membros respondem por mais de 80% do PIB mundial, 75% do comércio global e 60% da população do planeta.

Na abertura da Conferência, que é realizada no Coliseu de Roma, o ministro Gilson Machado Neto e o secretário Mario Frias foram recebidos pelo primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi. De acordo com o G20, que está sob a presidência da Itália, a cultura é um forte instrumento para assegurar uma recuperação rápida tanto no que diz respeito aos valores que irão sustentar a regeneração no pós-pandemia, quanto no tocante ao papel dos setores criativos da economia na criação de novos empregos e oportunidades.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância de o Brasil estar representado em eventos como a Conferência do G20. Para ele, Cultura e Turismo precisam seguir alinhados, especialmente para fortalecer ações para o pós-pandemia. “Estamos aqui para representar o Brasil e para participar das tratativas para a retomada do setor que foi um dos mais prejudicados pela pandemia de coronavírus”, disse. “O nosso país tem um potencial gigantesco para o turismo cultural e o G20 é um espaço fundamental para apresentar isso para o mundo”, declarou.

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, ressaltou que os temas debatidos na Conferência são muito importantes para alinhar ações e preparar o Brasil para a retomada das atividades. “A Cultura e o Turismo são relevantes geradores de emprego e renda em todo o mundo e essa troca de experiência aqui será de grande valia para contribuir com as várias ações que estamos fazendo para a retomada das atividades”, salientou.

EMBAIXADA – A comitiva do Brasil se reuniu, mais cedo, na Embaixada do Brasil em Roma, com o ministro-conselheiro Mauro Furlan e com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. De acordo com o ministro Gilson Machado Neto, a reunião tratou de medidas para fortalecer a imagem no país europeu com o esclarecimento de informações falsas divulgadas sobre o Brasil, principalmente em relação ao meio ambiente. “Somos um dos países mais preservados do mundo, temos mais de 66% do nosso território igual a quando Jesus Cristo veio à Terra e isso precisa ser esclarecido. Queremos mostrar ao mundo os bons exemplos que o Brasil dá”, afirmou Machado Neto.

O ministro Gilson Machado Neto e o secretário especial Mario Frias também visitaram atrativos importantes e que estão em franca recuperação das atividades turísticas, como o Vaticano e a Fontana di Trevi.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Trilha Amazônia Atlântica agora integra Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

Pedalar ou caminhar nas trilhas contínuas do litoral atlântico da Amazônia, no nordeste paraense, estará ainda mais acessível para turistas…
MEIO AMBIENTE

Operação Mata Atlântica em Alagoas é concluída com mais de 800 hectares embargados

Com o propósito mantido de proteção ao meio ambiente, evitando que seja afetado por qualquer tipo de degradação, o Ministério…
MEIO AMBIENTENotícias

MPF apura deterioração de emissário submarino em Maceió (AL) e risco de danos ambientais

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para investigar relatos de possível deterioração na estrutura do emissário submarino de Maceió…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :