![](https://circuitomundo.com/wp-content/uploads/2021/08/ESTAÇÃO-DE-TRANSBORDO-PORTO-CALVO-2-1140x694.jpeg)
Esta semana o Litoral Norte ganhou um equipamento importante para preservação do meio ambiente e para saúde da população que foi a Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos, localizada em Porto Calvo e que vai atender a princípio oito municípios e receber cerca 2,5 mil toneladas/mês que será transportado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
Esta operação garante a destinação correta do lixo produzido pelos municípios de uma das regiões mais procuradas pelos turistas de todo Brasil e que na sua maioria fazem parte da Área de Preservação Ambiental (APA) dos Corais.
Para se ter uma ideia do que vinha ocorrendo, por exemplo, em Maragogi, o segundo polo de turismo de Alagoas, o lixo acumulado onde era o lixão já se destacava como um dos pontos mais altos do município e de onde escorria chorume para o meio ambiente.
Depois do fechamento do lixão, os resíduos passaram a ser transportados para uma CTR em Pernambuco. Contudo um dos grandes problemas dos municípios era quanto a forma como vinha sendo operacionalizado o transporte de resíduos dos outros municípios. Com a Estação de transbordo, totalmente estruturada em Porto Calvo, o recolhimento dos resíduos das cidades da região garante, a partir de agora, a preservação ambiental e a saúde de todos.