Experiências

Experiências do Brasil Rural: conheça o roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, em Porto Seguro

Agência de Notícias do Turismo inicia nesta semana uma série de reportagens sobre os oito roteiros que integram o Projeto Experiências do Brasil Rural, voltado ao fomento do turismo no campo. A iniciativa, uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), capacita empreendedores para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a inseri-los na oferta turística nacional e reforçar alternativas de renda.

Abrindo a série, vamos viajar à região de Porto Seguro, na Bahia, palco do roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”. Idealizada pela Prefeitura Municipal, a rota também envolve atrativos nos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, proporcionando experiências como visitas guiadas por anfitriões a plantações de açaí, cupuaçu e coco – com direito à degustação de frutas típicas – em locais a exemplo da Fazenda Bom Sossego e o Celeiro de Alimentos, ambas em Porto Seguro.

Outras das várias atrações do roteiro são a Agroindústria de Chocolates Finos Diporto, também em Porto Seguro, onde o turista tem a chance de conhecer o processo de fabricação do produto; e a propriedade Trevo dos Búfalos, localizada no acesso de Arraial d’Ajuda/Trancoso, na rodovia BA-001, na qual o visitante pode ter contato com os animais – criados em harmonia com a preservação ambiental – e provar e adquirir queijos artesanais elaborados no espaço, após conhecer o método de produção. Destaque ainda para o Espaço Sparvati Casa e Bistrô, no distrito de Vale Verde, um casarão de luxo com um exuberante jardim tropical que oferece ótimas opções de aluguel por temporada ou para a realização de eventos.

Segundo a coordenadora do roteiro, Aline Rodrigues, a ideia é evidenciar belezas além dos já tradicionais pontos turísticos de sol e praia. Ela conta que as qualificações iniciadas por meio do projeto já favorecem uma melhor integração de atrativos. “Nós temos experiências memoráveis, que aconteciam isoladamente, e que a gente está trabalhando como roteiro agora. E começaram a surgir muitas outras experiências além das que a gente inscreveu no projeto”, relata Aline, também diretora de Mercado da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro.

O Terra Mãe do Brasil inclui, ainda, a Cervejaria Artesanal Arraial d’Ajuda, na cidade de mesmo nome, onde é possível visitar a fábrica e conhecer a produção da bebida, feita em diferentes estilos e que se baseia no sabor das cervejas feitas em casa. Já no Rancho Fábio da Garota, localizado a 10 minutos do centro de Trancoso, o turista pode fazer uma cavalgada ecológica. Os passeios, com duração aproximada de duas horas, percorrem belas paisagens de florestas e trilhas, com vista para o Vale dos Búfalos.

A coordenadora Aline Rodrigues ressalta que as capacitações também aprimoraram a visibilidade dos negócios. “A capacitação está fazendo eles aprenderem a usar redes sociais, a atrair clientes, criar novas experiências e vender melhor o produto deles. Por exemplo: colocaram uma feira orgânica dentro de um shopping no centro de Porto Seguro. Eles estão dando maior visibilidade tanto para o empreendimento deles quanto para o roteiro, e a gente está conseguindo inserir produtos nos hotéis e restaurantes do roteiro”, aponta.

NATUREZA – O visitante da região tem ainda à disposição programas como a subida do Rio Buranhém. Partindo do Deck do Pantera, no centro de Porto Seguro, o passeio percorre áreas preservadas de mangue, falésias coloridas, propriedades rurais e locais para banho de rio, além de pescarias e refeições. Também é possível conhecer dois parques nacionais, como o do Pau Brasil. Com cerca de 19 mil hectares, trata-se de uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

Já o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal abriga a primeira porção de terra avistada por navegadores portugueses à época da colonização. A entrada principal do espaço, situada na BR-498 (acessada por meio do km 74 da BR-101), passa pela Aldeia Pataxó Pé do Monte. No local, há condutores indígenas capacitados e venda de artesanato, além de apresentações culturais e da possibilidade de visitar plantações de cacau, açaí e pimenta do reino, entre outros produtos da agricultura familiar.

PROJETO – Além do Terra Mãe do Brasil, participam do projeto Experiências do Brasil Rural a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico inicial, agora, empreendedores participam de capacitações referentes às cadeias produtivas de interesse do projeto: queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca a atenção do governo federal à adequada estruturação do meio rural para o aproveitamento turístico das potencialidades do campo. “Os atrativos rurais do país – referência mundial no setor agrícola – têm um enorme poder de atrair visitantes. O nosso objetivo é ampliar a oferta turística nacional, bem como gerar alternativas de renda a agricultores familiares que também trabalham o turismo, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego e renda”, explica.

A primeira etapa das qualificações do projeto consistiu na realização dos seminários virtuais “Visões de Mercado”. Durante as transmissões, realizadas por meio do YouTube do MTur, empreendedores de sucesso no turismo rural detalharam suas trajetórias e destacaram vantagens da capacitação (assista ou reveja aqui e aqui). Em uma segunda fase dos painéis online, em setembro deste ano, estão previstas outras palestras sobre temas apontados nos diagnósticos, também ministradas por especialistas.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Experiências

Safári New Natural Habitat inclui visita aos últimos rinocerontes brancos do norte

A Natural Habitat Adventures , fornecedora líder de experiências de viagens de aventura com foco na conservação, está introduzindo um…
Experiências

Verão do Alasca esquenta com propriedades novas e reformadas

A movimentada temporada de viagens de verão está se aproximando rapidamente no Alasca e com ela vem a abertura de…
DESTINOSExperiências

Maragogi Brisa, o pé na areia na quarta melhor praia do Brasil

Atualmente considerado o melhor hotel em Maragogi, com uma gastronomia diferenciada e o conforto que surpreende, se transformando numa experiência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :