O sempre foi o maior mercado para a companhia aérea portuguesa, sendo responsável pela maior parte do faturamento desta empresa que foi estatizada. A empresa que já chegou a ter 80 voos semanais para o Brasil, anunciou que reinicia a normalidade das atividades com 52 voos semanais em 12 rotas, enquanto para América do Norte terá 59 voos, divididos entre EUA, Canadá e México, situação que continua colocando o Brasil, como o destino mais importante da TAP.
Nos EUA, México e Canadá, a TAP anunciou em comunicado que vai repor este Inverno a operação em todas as rotas em que já operava antes da pandemia de covid-19, “com um total de 59 voos por semana em 11 rotas – Boston, Newark (à partida de Lisboa e do Porto), Washington, Nova Iorque (JFK), Miami, Chicago, San Francisco, Montreal e Toronto (Canadá) e Cancun (México)”.
Outros destinos de longo curso incluem a Venezuela, com um voo por semana, e “a grande novidade da TAP para este Inverno”, a rota entre Lisboa e Punta Cana, na República Dominicana, com três frequências semanais, uma ligação que inaugurou este Verão.
A programação de voos da TAP para o Inverno, entre 31 de Outubro e 26 de Março, prevê “941 voos de ida e volta por semana, mais 91 frequências semanais do que as 850 que a companhia está a oferecer este Verão”.
A oferta das companhias aéreas é habitualmente maior no Verão face ao Inverno, mas devido à pandemia de covid-19 as transportadoras reduziram a sua programação de voos e estão a repôr a oferta em função da evolução da pandemia, das restrições de viagens e da procura.
A TAP sublinha que o aumento da oferta de voos no Inverno face ao Verão “dá um sinal positivo e de confiança na recuperação da procura de viagens, em linha com as projecções internacionais para o sector, contribuindo para as perspectivas de recuperação operacional e económica da empresa”.
Além dos voos de longo curso, a transportadora especifica que vai operar 101 voos por semana à partida do Porto, “ligando directamente a Invicta a Lisboa, Funchal, Londres, Paris, Zurique, Genebra, Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo”.
De Faro, no Algarve, a TAP anunciou que terá 21 voos por semana para Lisboa. Na Madeira, a companhia programou 49 voos por semana para Lisboa e Porto; e nos Açores, a companhia planeia operar 15 voos por semana de Ponta Delgada para Lisboa e sete voos por semana da Terceira para a capital portuguesa.
A TAP destaca ainda que vai ligar Portugal a 37 cidades do resto da Europa, com 585 voos por semana, a que se juntam 93 ligações semanais para 15 destinos em África e no Médio Oriente.