As companhias aéreas brasileiras comemoram o faturamento que estão tendo com o retorno de 70% das atividades. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANA), no mês e julho foram transportados mais de 5,8 milhões de passageiros no mercado doméstico, número 31,3% menor do que o total registrado no mesmo período de 2019, com uma taxa de ocupação de 82,8% (queda de 2 p.p).
A Gol, Latam e Azul estão cada vez mais equilibradas em relação à participação de mercado e com os lucros aumentando cada vez mais. A Gol liderou o mês com 33,5% de marketshare, logo seguida por Latam (33,2%) e Azul (32,7%).
Contudo cresce nos sites e órgão de proteção aos consumidores e também na Justiça processo de denúncia da prática de valores abusivos e descumprimento das empresas nas remarcações de passagens e reembolsos dos valores pagos nas viagens canceladas.
No mercado internacional, considerando fatores como fechamento de fronteiras e restrição de viagem a turismo, os indicadores também permanecem sob retração. A demanda de passageiros no sétimo mês do ano foi 80,3% menor do que o registrado em 2019. A queda na oferta foi de 65,1%.