Cotidiano

Prefeitura de Piranhas trabalha na elaboração do Plano de Contingência Municipal de Barragem

Com intuito de atuar de forma preventiva frente aos riscos de acidentes relacionados ao rompimento de barragem, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Piranhas (Semap) em parceria com a Defesa Civil do Estado de Alagoas e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), está elaborando um Plano de Contingência Municipal de Barragem, que estabelece ações coordenadas e integradas entre vários órgãos e comunidade para salvar vidas e minimizar danos e prejuízos materiais. 

Na tarde desta quinta-feira, 9 de setembro, equipes da Defesa Civil finalizaram o mapeamento geográfico das áreas onde serão colocados os avisos de emergência, caso haja rompimento ou aumento de vazão da barragem.  

De acordo com o secretário da Semap, Jorge Mcfly, a Prefeitura de Piranhas também está trabalhando em conjunto com outros municípios. “Estamos unindo forças e parcerias na construção desse importante plano. Entre os parceiros, está o prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano, e a equipe da Defesa Civil do município”, afirmou.  

Jorge Mcfly mencionou ainda que o plano deve levar em consideração dados como área de impacto potencial, população vulnerável, planejamento para sistemas de monitoramento e alerta, rotas de fuga e pontos de encontro. 

“Mesmo dentro de um cenário hipotético é preciso que a população ribeirinha, os comerciantes e demais moradores das áreas de risco estejam preparados e orientados para as mais variadas situações de emergência. Por isso, estamos nos antecipando e trabalhando para garantir a segurança de todos os munícipes”, finalizou o secretário.  

*Ascom Prefeitura de Piranhas 

Artigos relacionados
Cotidiano

Prefeitura de Piranhas oferta exames oftalmológicos para alunos da rede municipal de ensino

Com o objetivo de promover a saúde visual dos alunos da rede municipal de ensino e, consequentemente, a melhoria no…
Cotidiano

Thiago ML discute com Correios forma de melhorar mapeamento de endereços em Arapiraca

Visando solucionar o problema de logística na entrega de cartas e encomendas em Arapiraca, o presidente da Câmara, vereador Thiago…
Cotidiano

Thiago ML apoia movimento dos agentes de saúde e endemias pela aprovação da PEC de reajuste salarial

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML (PROS), participou na manhã desta quarta-feira (15), no pátio da Casa,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :