Colaboradoras da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram reunidas com representantes da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) do Ministério do Turismo para debater demandas municipais. O funcionamento do Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo; a reformulação da Lei Geral do Turismo (11.771/08), que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo e o Projeto de Lei (PL) 4.395/2020, que institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural foram os assuntos em destaque no encontro.
Na oportunidade, a equipe de turismo – representada pelas analistas técnicas e turismólogas Marta Feitosa e Mônica Costa – ratificaram a necessidade de se entender o Município como foco do desenvolvimento do turismo em meio rural. Nesse contexto, as colaboradoras apontaram que o turismo rural é vetor responsável pelo desenvolvimento econômico das pequenas cidades, pois incentiva o homem a continuar no campo, valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente.
Por sua vez, a Associação dos Municípios das Missões (AMM), entidade que congrega e representa a defesa dos interesses comuns de 26 Municípios na região das Missões, no Rio Grande do Sul, informou que estimula a criação de roteiros rurais e o desenvolvimento de políticas públicas que norteiam a prática do turismo em ambiente rural.
Representaram o Ministério do Turismo na reunião a diretora de Regulação e Qualificação do Turismo, Andréa de Souza Pinto; a coordenadora geral de Qualificação do Turismo, Tâmara Galvão, e da parte Fiscal, Daniela Henriques Saraiva. A AMM contou com a presença da assessora Izabel Cristina.