Experiências

Live abre nova etapa do seminário “Visões de Mercado” do Experiências do Brasil Rural

omeçou nesta quarta-feira (29.09) a segunda etapa dos seminários virtuais “Visões de Mercado”, que integram o Projeto Experiências do Brasil Rural. A live, que faz parte das celebrações pelo Dia Mundial do Turismo (27.09), reuniu especialistas para contribuir com as capacitações da ação, uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) que fomenta o turismo no campo.

A transmissão, realizada pelo YouTube do MTur, contou com a participação de Monica Eliza Samia, diretora executiva e CEO da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo); e Lívio Lourenzo, consultor de branding, especialista em inovação para negócios, que abordaram as tendências do mercado turístico. O projeto do governo federal tem como meta proporcionar vivências memoráveis a visitantes, a partir da formatação de produtos e do posicionamento de roteiros.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta as vantagens da orientação de empreendedores quanto às perspectivas de ampliação do mercado. “É essencial conhecermos a realidade deste segmento, que tem tudo para despontar no Brasil em meio à pandemia. Esse processo reforça as capacitações proporcionadas pelo projeto e ajuda a preparar os roteiros para o aumento de demanda esperado com uma maior procura por atrativos rurais”, observa.

Durante a live, Monica Samia destacou o potencial do turismo rural no pós-pandemia e frisou a importância da oferta de experiências diferenciadas. “As pessoas estão buscando experiências autênticas. Então, a gente está falando de um segmento, o turismo rural, que tem tudo o que as pessoas estão precisando. A gente também precisa de alianças. O turismo é uma atividade transversal e os empreendimentos rurais têm que estar conectados”, sustentou.

Já Lívio Lourenzo apontou benefícios da criação de marcas associadas a roteiros do campo, além da união de esforços entre os envolvidos. “O papel do ‘place branding’ é despertar nos nativos um senso de pertencimento, valorizando suas características. Então, é necessário um senso de coletividade. E transformar o lugar em uma marca é um processo longo e colaborativo. É preciso envolver a comunidade, empresários e administradores públicos”, observou.

Clique aqui  para assistir ou rever a transmissão desta quarta-feira.

AGENDA – Na sexta-feira (1º de outubro), a partir das 18h30, o “Visões de Mercado” contará com mais dois especialistas, que vão comentar a importância do turismo gastronômico. A transmissão terá as colaborações de Ana Paula Jacques, pesquisadora em gastronomia do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (UnB), e de Richard Alves, consultor do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do MTur e da Unesco.

PROJETO – O Experiências do Brasil Rural contempla oito roteiros selecionados em quatro regiões do país que produzem queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia. São eles: a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Saberes, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

A fase inicial do projeto envolveu a realização de um diagnóstico das rotas selecionadas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de avanços. Em seguida, teve início a etapa de qualificações da iniciativa, com a promoção dos primeiros seminários virtuais “Visões de Mercado”. Nas transmissões, empreendedores de sucesso no turismo rural detalharam suas trajetórias e destacaram vantagens da capacitação (assista ou reveja aqui e aqui).

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Experiências

Mercosul inicia pesquisa para mapear o potencial do turismo de natureza da região

ma pesquisa promovida pelos países que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), além do Chile, busca conhecer o…
Experiências

Hotel Quinta das Lágrimas, em Portugal celebra 25.º aniversário com descontos

A tarifa com o desconto especial de 25% é válida para estadias até 23 de dezembro de 2022 e as…
Experiências

Cicloturistas vão percorrer 300 KM na ‘Rota Caminhos do Imperador’ em Alagoas

Os aventureiros pretendem concluir o percurso entre Penedo-AL e a Cachoeira de Paulo Afonso-BA em quatro dias Texto: Roberto Miranda…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :