MEIO AMBIENTE

Parceria entre Prefeitura e Praia Limpa retira mais de 50 kg de resíduos em Ipioca

Uma ação conjunta da Prefeitura de Maceió com o Projeto Ipioca Praia Limpa retirou mais de 50 quilos de resíduos na faixa de areia da Praia de Ipioca, litoral norte da capital. Ao todo, mais de 50 pessoas, entre servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e voluntários, percorreram a faixa de areia neste sábado (6) recolhendo recicláveis, materiais inservíveis e bitucas de cigarro descartados de forma irregular por moradores, turistas e ambulantes que frequentam a região.

Participaram da ação agentes da cooperativa de reciclagem Cooplum Jacarecica e de jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da capital.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirma que, nesta época, em que a praia recebe visitantes com mais frequência, os cuidados devem ser redobrados.

“O ato de preservar e cuidar do meio ambiente está diretamente ligado à educação e ações de conscientização ambiental. Então, com atividades assim, mostramos ao cidadão como ajudar na preservação da natureza”, disse.

A equipe de educação ambiental do Município realizou orientações porta a porta sobre os cuidados necessários, otimizando a parceria entre poder público e população na preservação do meio ambiente.

“O olhar das pessoas quando praticamos a preservação desperta muito o senso de sociedade e a consciência da responsabilidade de cuidar dos bens naturais que temos em nossa cidade”, completou a diretora.

Servidores e voluntários encontraram dois fardos de látex. Esse material vem surgindo nas praias nordestinas desde 2018 e é matéria-prima utilizada na indústria da borracha, especialmente na produção de pneus, preservativos e luvas de proteção.

Os artefatos foram encaminhados para a cooperativa de reciclagem, bem como o que foi recolhido na faixa de areia. Os materiais inservíveis e as bitucas de cigarro serão destinadas para o aterro sanitário.

Para melhorar a adesão dos cidadãos locais na manutenção da limpeza do bairro, a Sudes também instalou sete papeleiras em pontos estratégicos. Dessa forma, pequenos resíduos que poderiam ir parar nas vias públicas e na praia têm a destinação correta.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Inscrições para Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 terminam na segunda-feira (24)

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024. Até a próxima segunda-feira, dia 24…
MEIO AMBIENTE

Brasil amplia em 16% número de praias e marinas indicadas para receberem a Bandeira Azul

Em mais um ano consecutivo, o Brasil deve ter número recorde de praias e marinas aptas a receberem a certificação…
MEIO AMBIENTE

Embratur e Instituto Semeia assinam acordo para promoção internacional de parques naturais do Brasil

A Embratur assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Semeia, organização filantrópica que trabalha para promover a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :