
A plataforma de aluguel de imóveis por temporada para imóveis, a Airbnb lançou o seu “Portal da Cidade” em Lisboa, uma ferramenta onde vai juntar dados sobre tendências e novos padrões de viagem para “apoiar as autoridades turísticas da cidade”.
“Esta ferramenta permitirá a Visit Lisboa – a autoridade de promoção do turismo de Lisboa – acompanhar a mudança dos padrões de viagem e manter ainda mais a economia gerada pelo turismo na plataforma”, sublinha um comunicado da empresa.
As novas formas de viver e trabalhar, as tecnologias que possibilitaram trabalhar a partir de casa, as viagens mais frequentes e mais longas, para mais locais, são algumas das mudanças que justificam o criação do portal. “O Portal da Cidade da Airbnb vai ajudar a cidade de Lisboa a aproveitar esta nova revolução nas viagens”, diz o comunicado.
“A nível global, 20% das noites reservadas na Airbnb entre Julho e Setembro foram para estadias de um mês ou mais”, exemplifica o comunicado, acrescentando que “cada vez mais pessoas estão a olhar para além dos destinos tradicionais típicos”.
O Portal da Cidade da Airbnb pretende apoiar “os municípios a aceder aos dados para conhecerem algumas destas tendências”.
Além de Lisboa, a Airbnb tem 35 parcerias para o Portal da Cidade com governos e organizações na Europa, incluindo em França, Dinamarca e Reino Unido, e está em conversações com mais de 25 novos parceiros europeus. A Airbnb tinha anteriormente estabelecido o objetivo de assegurar 50 parcerias para o Portal da Cidade até ao final de 2021.