Cotidiano

Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto é inaugurado em Penedo

A inauguração do Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto representa um novo marco na história de Penedo. O espaço é mais uma obra do PAC Cidades Históricas concluída no município pronto para gerar mais emprego e renda por meio do turismo.

A Cidade dos Sobrados dispõe de espaços públicos localizados em seu Centro Histórico para sediar seminários, congressos e eventos de forma integrada, com uso múltiplo das instalações do Theatro Sete de Setembro, da Biblioteca da Sociedade de Arte e Cultura Popular de Penedo, do Círculo Operário e agora também do Centro de Convenções.

Estruturada para o turismo de negócios, Penedo reconquista sua importância e pioneirismo, aspectos ressaltados por Ronaldo Lopes em seu discurso.

Emocionado, o gestor penedense frisou que seu pai, Dr. Hélio Lopes, era o prefeito de Penedo quando o Cinema São Francisco foi inaugurado, em 1959. Passados mais de 60 anos, o filho do homem público exemplar em sua vida pessoal e profissional tem a honra de inaugurar um empreendimento fundamental para o desenvolvimento de Penedo.

O empreendedorismo da família Peixoto, liderada à época por José da Silva Peixoto – Comendador Zeca Peixoto – também foi destacado, inclusive com o nome do empresário penedense que “pensava à frente de seu tempo”, conforme frisou Ronaldo Lopes.

A recuperação de mais um patrimônio histórico nacional é resultado da articulação iniciada na gestão Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes junto ao senador Renan Calheiros, que prestigiou o evento ao lado do governador Renan Filho, autoridade também presente na solenidade.

O projeto elaborado em parceria com o Iphan Alagoas, sob a superintendência do arquiteto penedense Mário Aloisio Barreto Melo incluiu o Cine São Francisco no PAC Cidades Históricas, trabalho que viu ser concluído ontem, ao lado das autoridades e convidados.

Com recurso de emenda parlamentar do senador Renan Calheiros, o convênio foi assinado com o Ministério do Turismo em 2016, quando o gestor da pasta era o alagoano Vinícius Lages, atual diretor do Sebrae que prestigiou a solenidade na frente de honra composta ainda por Tereza Nelma (deputada federal) e Maria Lucinda Peixoto, filha do Comendador Zeca Peixoto.

“Para realizar um sonho como esse é preciso a participação de muitas pessoas”, afirmou Ronaldo Lopes, agradecendo em nome do povo de Penedo e lembrando que dos três centros de convenções autorizados em 2016, apenas o de Penedo está pronto, mais uma prova do compromisso com uso dos recursos públicos no município cuja execução do PAC Cidades Históricas ganhou destaque positivo em reportagem produzida pelo Fantástico.

A abertura do Centro de Convenções e Eventos de Penedo também homenageou pessoas que trabalharam no então Cine SF (bilheteiras, porteiros, operadores dos equipamentos de projeção) e a família do Comendador Zeca Peixoto – representada por Lucinda Peixoto – e foi encerrada em grande estilo, com show da cantora Elba Ramalho.

Por Fernando Vinícius – Decom PMP
Foto: Decom PMP

Artigos relacionados
Cotidiano

IGPS realiza “MUTIRÃO DE EXAMES LABORATORIAIS” em Branquinha – AL

Na quinta-feira, dia 20, 0 IGPS realizou um “MUTIRÃO DE EXAMES LABORATORIAIS”, em alusão ao “CUIDADO COM OS PÉS DOS…
Cotidiano

Ziane Costa reúne milhares de mulheres em evento do MDB em Delmiro Gouveia

Na noite da última quinta-feira (20/06), a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa (MDB), mais um vez fez história na…
Cotidiano

Comissão da Câmara aprova requerimento sobre emancipação da Ufal Arapiraca

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de autoria do deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL) para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :