Experiências

Semana é marcada pela retomada de oficina do Projeto Orla

Angra dos Reis (RJ) sedia oficina do Projeto Orla do governo federal. Crédito: Rogerio Cassimiro/MTur Destinos

Asegunda-feira (06.12) foi marcada pela retomada da oficina do Projeto Orla em Angra dos Reis (RJ), iniciada em 2020 e interrompida devido à pandemia. A iniciativa tem o objetivo de harmonizar as políticas ambiental, urbana, patrimonial e de turismo no cuidado com os espaços litorâneos, de forma a garantir o cumprimento da função socioambiental e econômica dos locais. A oficina segue até a próxima sexta-feira (10.12). (Clique AQUI para conferir as discussões do primeiro dia).

A oficina, promovida em formato híbrido (online e presencial), é realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os interessados em participar das reuniões podem se inscrever neste LINK, tanto no formato presencial quanto no virtual.

O Projeto Orla prevê a elaboração e o cumprimento de um Plano de Gestão Integrada (PGI), que deve ser concebido e executado de modo participativo entre os poderes públicos, instituições e organizações da sociedade civil – motivo pelo qual o acompanhamento da sociedade é tão importante.

“É o resultado dessas oficinas e da participação popular de toda a sociedade civil que garante a construção de uma política pública atenta às necessidades da população e do desenvolvimento do turismo em nosso país, em especial nesse momento de retomada de nossas atividades. Nosso governo está comprometido com o desenvolvimento do turismo náutico e com a valorização da nossa orla”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para o prefeito de Angra, Fernando Jordão, a cidade nunca foi tão valorizada por um governo. “O presidente da República tem destacado a nossa cidade e isso, pra gente, é muito importante. Independente do Projeto Orla, o governo federal nunca esteve tão presente, inclusive para desenvolver o turismo em nossa região”, relatou Jordão.

ESSA É NOSSA PRAIA – Angra dos Reis é um dos municípios selecionados para o projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, desenvolvido pelo MTur em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As localidades envolvidas fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, nas categorias A, B e C, e são banhados por águas federais (mares, rios e lagos). As atividades do projeto serão desenvolvidas entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022.

A chamada pública está alinhada ao Projeto Orla, promovido pelo governo federal. Trata-se de uma ação de planejamento e de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local. Os municípios, a partir da aplicação da metodologia definida, passam a ser responsáveis pela gestão da orla, com benefícios socioeconômicos aos destinos turísticos. Os espaços incorporam normas ambientais à política de regulamentação do uso dos terrenos de marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.

Confira abaixo os links para o acompanhamento das reuniões:

7/12/2021 – https://youtu.be/EbPGVqPlEhY

8/12/2021 – https://youtu.be/faHXbto8Fk8

9/12/2021 – https://youtu.be/p7bBU6OAqqc

10/12/2021 – https://youtu.be/P1vOWC4ZThQ

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

FOTO: ROGÉRIO CASSIMIRO/MTUR

Artigos relacionados
Experiências

Antigo navio fará cruzeiro entre Estados Unidos e México

A American Queen Voyages embarcou em seu primeiro cruzeiro pelo México, dando aos hóspedes a chance de explorar os famosos…
Experiências

Muro das Lamentações em Jerusalém terá novo percurso com descoberta arqueológica

O Kotel, em Jerusalém (Israel), mais conhecido como Muro das Lamentações, acaba de criar um novo percurso histórico que pode…
Experiências

Roteiro “Terra Mãe do Brasil” recebe validação do projeto Experiências do Brasil Rural

Integrando o ciclismo, caminhadas e a canoagem ao turismo, o roteiro “Terra Mãe do Brasil” teve sua validação concluída nesta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :