MEIO AMBIENTE

Maceió registrou quase 480 infrações ambientais em 11 meses

De janeiro a novembro deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) notificou e autuou 478 infrações ambientais em diversos pontos de Maceió. É o que revela o relatório da Coordenação de Fiscalização Ambiental.

Entre as infrações, a equipe de fiscalização identificou 95 casos de lançamento irregular de efluentes na cidade, incluindo ligações clandestinas de esgoto.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário, alerta que as ocorrências estão diariamente no radar de fiscalização da Prefeitura Municipal e reforça que os infratores poderão sofrer multa superior a R$ 100 mil pelo descumprimento das providências previstas na legislação ambiental vigente.

“A falta de comunicação da infração aos órgãos competentes, a reincidência do infrator, a capacidade econômica e a gravidade do dano causado ao meio ambiente são as principais variáveis que influenciam o valor da multa”, explica.

As demais notificações e autuações do período foram aplicadas por ausência de autorizações, licença expirada, construção irregular, ocupação de área verde, poluição sonora, atmosférica e hídrica, descarte irregular de resíduos sólidos, corte de barreira e de mangue, desmatamento, supressão de árvores e aterro irregular.

O relatório aponta, ainda, que os cinco bairros com maiores índices de notificações e autos de infração foram Antares, Tabuleiro do Martins, Farol, Riacho Doce e Jardim Petrópolis.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

São Paulo tem as cidades mais arborizadas do país

O Estado de São Paulo tem as cidades mais verdes do Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia…
MEIO AMBIENTE

Lançado edital para contratação de consultoria em Turismo de Observação de Aves

O Ministério do Turismo, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), lançou…
EVENTOSMEIO AMBIENTE

WTM: Embratur apoia criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre

A Embratur apoia a criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS). O lançamento oficial…