
Pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que 17% da comida disponível para consumo humano vai para o lixo e que 80% desse material deveria ser aproveitado não só para alimentar milhões de pessoas como para ser usado como adubo orgânico para produção de alimentos saudáveis.
Destinos turísticos como Maragogi, por exemplo, produz uma quantidade enorme de resíduos oriundo de sobras de alimentos, que na sua maior parte é desperdiçado pelos hóspedes.
Contudo um Projeto inédito desenvolvido pelo curso de Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas ((IFAL) está sendo desenvolvido na Eco Pousada Paraíso dos Coqueirais, onde parte dos alimentos restos de frutas e legumes é aproveitado para se transformar em adubo orgânicos que é utilizado na produção de alimentos para a Pousada.
Atualmente o Projeto é realizado pelo formando do Curso de Agroecologia, do IFAL, Roberto Fireman Vilar Neto, que toda semana vai a Pousada para trabalhar em uma célula de compostagem. Segundo ele, são cerca de 100 quilos de alimentos que são aproveitados para produzir adubo.
O Projeto desenvolvido na Eco Pousada Paraíso dos Coqueirais está dentro da proposta do empreendimento de se consolidar como um lugar onde a natureza é prioridade e onde se desenvolve a prática da consciência da preservação do meio ambiente.
A Eco Pousada está localizada em uma fazenda de coqueiros, com um rico manguezal que é preservado a todo custo. Atualmente é o único estabelecimento de hospedagem com uma proposta do ecoturismo, com trilhas, passeios de charrete e cavalo e agora com a grande novidade que é a Eco Recreação, destinada a crianças e também para adultos que assistem as práticas e informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e o aproveitamento de material reciclável.

