Dados mais recentes do acompanhamento do mercado aéreo brasileiro mostram que a demanda doméstica de passageiros, em novembro de 2021, se aproxima dos patamares pré-pandemia. Os dados podem ser conferidos no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Em novembro deste ano, a demanda doméstica de passageiros (aferida em RPK) apresentou um recuo de 8,4% quando comparada com o mesmo mês de 2019. Já a Oferta (aferida em ASK) apresentou um recuo de 8,1% em relação a novembro de 2019. No mês foram transportados 6,8 milhões de passageiros, uma redução de 15,3% do quantitativo transportado em 2019.
Mercado Internacional
No mercado internacional a demanda de passageiros foi 57,4% menor do que o registrado em 2019. Já a oferta teve uma redução de 54,1% na comparação com o mesmo período. Por outro lado, o transporte de carga manteve o índice de crescimento, totalizando aumento de 16,1%.
A comparação dos indicadores apresentados com o mesmo período de 2019 tem sido realizada desta forma, considerando que, há dois anos, a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19.
Por: Ascom ANAC
Foto: CNT