Empresas e startups de todo o Brasil com projetos inovadores na área de turismo podem cadastrar as iniciativas junto ao Ministério do Turismo até o dia 28 de fevereiro. O objetivo é que estas soluções tecnológicas possam ser replicadas, como inspiração de boas práticas, nos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) – projeto pioneiro que busca transformar cidades brasileiras em destinos inovadores. Após avaliação, as sugestões devem compor um catálogo nacional, com previsão de lançamento para março deste ano.
A seleção, iniciada em 9 de dezembro de 2021, é organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, que desenvolvem um projeto-piloto de criação de DTIs envolvendo 10 cidades das cinco regiões do país. As propostas elegíveis englobam a digitalização de negócios e destinos, a personalização de experiências do visitante, marketing, economia criativa e automação, entre outros campos.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que a ideia é dar visibilidade a projetos de vanguarda, estreitar laços junto ao poder público e otimizar o crescimento do ecossistema de inovação no Brasil. Por isso, a importância em garantir uma maior participação neste processo.
“É fundamental contarmos com sugestões que favoreçam o devido aproveitamento do imenso potencial do país no turismo. Cada vez mais o turista busca destinos que proporcionam serviços inovadores e precisamos garantir que o Brasil se adeque permanentemente a essa realidade, contribuindo para gerar emprego e desenvolvimento por meio do turismo”, sustenta o ministro.
Inédito no Brasil, o projeto-piloto de DTI busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar destinos turísticos em espaços inovadores, sustentáveis, seguros e criativos, tanto para os turistas como para a sua população. Participam da ação duas cidades representando cada uma das cinco regiões do país: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).
O instituto Ciudades del Futuro, entidade argentina pioneira no segmento, auxilia o MTur na adaptação da metodologia original, resultando na criação de uma estratégia nacional de DTI. Em novembro de 2021, foram concluídas visitas técnicas a cidades que integram o projeto-piloto, quando houve a avaliação de indicadores locais, a identificação de demandas e a definição de planos de ação.
Dúvidas sobre o cadastro de soluções tecnológicas podem ser esclarecidas pelo e-mail solucoesdti@ciudadesdelfuturo.org.ar.
Cartilha
Uma cartilha digital lançada neste mês de janeiro pelo Ministério do Turismo detalha o processo de transformação de cidades em Destinos Turísticos Inteligentes. O material explica os conceitos envolvidos, os eixos metodológicos aplicados e aponta vantagens da iniciativa a municípios e visitantes, com a exposição de casos de sucesso e os resultados alcançados na Colômbia, na Espanha, no México e no Uruguai.
Por: Ascom Mtur