Devido aos impactos provocados pela pandemia da Covid-19 sobre o setor aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) decidiu prorrogar por 60 dias o prazo de validade de habilitações, certificados, autorizações, averbações, treinamentos e exames operacionais de profissionais da aviação com vencimento entre janeiro e fevereiro de 2022. A medida será divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta semana e terá vigência a partir da data de sua publicação.
A prorrogação da validade desses itens tem objetivo preservar a segurança e saúde de regulados e servidores devido ao aumento de casos provocados pela pandemia de Covid-19. De acordo com a resolução proposta, os operadores aéreos deverão informar à ANAC a lista dos profissionais de seu quadro de pessoal — e as respectivas habilitações, certificados e averbações — que serão atendidos com a decisão.
Essa é mais uma medida adotada pela Agência, cujo o foco é reduzir os impactos causados ao setor aéreo em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Em janeiro, a Agência atendeu ao pleito solicitado pelas três principais companhias aéreas brasileiras referente à existência de Nível Equivalente de Segurança para a redução de comissários em voos.
Por: Ascom Anac
Foto: BH Airport