Azul SA, “Azul”, (B3: AZUL4, NYSE: AZUL), a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, anuncia hoje, o primeiro Embraer cargueiro Classe F do mundo.
Essa iniciativa inovadora foi realizada internamente e em parceria com a LHColus Tecnologia, começando pelo desenvolvimento do projeto conceitual, preparação da cabine, prova de conceito e voos de teste, levando finalmente à certificação da aeronave pela ANAC em 1º de fevereiro deste ano.
A adição desse tipo de frota à operação da Azul Cargo adiciona flexibilidade e custo-benefício inigualáveis à sua operação logística. Essa inovação expande a capacidade de carga do Embraer E195 (“E1”) de 7 para 15 toneladas, alavancando significativamente o seu baixo custo de viagem para ajudar a Azul Cargo a transformar a logística no Brasil. Isto também reforça o compromisso da Azul com o meio ambiente, pois este ganho em eficiência equivale a uma redução de 7.900 toneladas de carbono emitidas por aeronave, por ano.
“A Azul ajudou a dobrar o mercado de aviação brasileiro nos últimos treze anos. Um fator fundamental para esse crescimento foi o E1. Hoje, com o lançamento do primeiro cargueiro Embraer Classe F do mundo, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística”, afirma Abhi Shah, Vice-Presidente de Receitas da Azul. “Com incomparável flexibilidade operacional, confiabilidade, acesso à variada infraestrutura aeroportuária, o E1 Classe F é a aeronave perfeita para oferecer uma vantagem competitiva a nossos clientes de logística”, completa Shah.
Cabine Classe F
A categorização na Classe F significa que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine, em containers resistentes calor e ao fogo, com um sistema inovador de detecção de incêndio através de câmeras térmicas.