Notícias

Roteiro temático em SP marca os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Museu de Arte Moderna de São Paulo – o museu é referência em exposições de arte moderna e contemporânea. Abriga o conjunto de salas Milu Vilela, biblioteca, restaurante e obras de arte na área externa. Parque Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

A vanguardista cidade de São Paulo foi palco da semana que marcou a história, a cultura, a arte e a literatura brasileiras: a Semana de Arte Moderna, que, de 11 a 18 de fevereiro de 2022, completa seu primeiro centenário. Diversas atrações especiais para celebrar esta data foram preparadas pela Prefeitura de São Paulo, pelo governo estadual e por museus, instituições, espaços culturais, entre outros entes. E a São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos da cidade, preparou o Roteiro Temático 100 Anos da Semana de Arte Moderna, itinerário com versões em inglês e espanhol que traz informações completas sobre a herança modernista na cidade, suas influências na arquitetura, na história, nas artes, na literatura e na cultura paulistana e brasileira. O Roteiro é o melhor incentivo para levar turistas e paulistanos a fazerem essa viagem no tempo e redescobrirem Modernismo nas suas mais diferentes manifestações.

O Roteiro resgata momentos marcantes da história brasileira que culminaram com a Semana de Arte Moderna, além de trazer também imagens históricas da cidade na época e, ainda, a biografia resumida dos principais personagens do Modernismo, como o escritor Mário de Andrade, o músico Heitor Villa-Lobos, o poeta Manuel Bandeira, o pintor Di Cavalcanti, o escritor Victor Brecheret, entre outros renomados.

O leitor poderá descobrir as ruas paulistanas que fazem parte dessa história, com seu retrato de época, e diversos pontos turísticos marcantes para visitação, como a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o Theatro Municipal, a Vila Modernista, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, o Museu de Arte Moderna, o Masp, só para citar alguns. Ao todo, são 35 pontos turísticos elencados no guia.

Vale destacar o Museu de Arte de Rua. A Semana de Arte Moderna deixou um legado que se vê pela cidade: a liberdade sem amarras técnicas, que refletem a cultura da cidade, como a arte urbana e os grafites. Existem inúmeros exemplos de murais pintados por São Paulo, mas alguns locais se destacam, como o Beco do Batman, na Vila Madalena; o Aquário Urbano, na República; a Praça Paulo Kobayashi, entre outras intervenções. O Museu de Arte de Rua é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que cataloga os principais grafites e murais a céu aberto da cidade.

Texto e foto: cidadedesaopaulo.com

Artigos relacionados
Notícias

Prefeituras recebem R$ 4.6 bilhões de FPM, um aumento de 13%. Tensão política em Porto de Pedras, com homens armados ameaçando eleitores. Candidatura é cassada em Senador Rui Palmeira. Governo investe em pavimentação em Delmiro Gouveia.

FPM Os municípios brasileiros receberam, ontem, R$ 4.616.115.097,77. O valor é referente à terceira parcela de setembro, do Fundo de…
Notícias

Campanha Brasil “indescritível” apresenta praias, cultura, natureza e gastronomia para países da América do Sul

A Embratur e o Sebrae lançaram, no sábado (28), a campanha publicitária “Visite o Brasil. É indescritível”, que promoverá os…
MEIO AMBIENTENotícias

MPF apura deterioração de emissário submarino em Maceió (AL) e risco de danos ambientais

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para investigar relatos de possível deterioração na estrutura do emissário submarino de Maceió…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :