Os prefeitos vivem momentos de muita alegria e satisfação com tanto dinheiro nas contas, porque os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), não param de crescer enchendo os cofres das prefeituras. Desta vez o aumento do FPM foi de 29,89%, em relação a mesma do ano passado. Vale lembrar que a primeira parcela do FPM de fevereiro foi de 27%, que somados aos 29,89%, da segunda cota, já dá um total de 56,89%. Isto significa dizer que as prefeituras já receberam, em fevereiro, mais de 50% de dinheiro, que o ano passado e olhe que o mês nem terminou ainda. O mês de janeiro terminou com um aumento de 22,27%, o que nos leva a concluir que o dinheiro depositado nas contas das prefeituras em 2022 é 79,16% maior que em 2021. O valor total destinado às prefeituras hoje é de R $1,3 bilhões. Já os custos dos municípios, foram reduzidos graças às restrições exigidas pela pandemia, como por exemplo, a promoção de festas e shows. Os municípios economizam muito no final do ano, quando não promovem as festas de réveillon e agora com a proibição do Carnaval. Isto nos leva a conclusão que dinheiro está sobrando nas contas das prefeituras, motivo de muita alegria e satisfação por parte dos prefeitos.
Maragogi/máquina
O município de Maragogi recebeu, uma máquina motoniveladora (patrol), através do programa Fortalece Alagoas. O prefeito Sérgio Lira, o vice-prefeito Gabriel Vasconcelos e o secretário municipal de Agricultura, Daniel Vasconcelos agradeceram ao Governo do Estado pela doação.
Maragogi/Busca ativa
Com a volta às aulas da rede municipal, a prefeitura de Maragogi deu início a uma busca ativa para evitar o abandono escolar. O trabalho do Busca Ativa Escolar se empenha a cada dia para garantir que nenhuma criança e adolescente fique fora da escola. A busca é feita diariamente. A meta é atingir 100% de frequência em todas as instituições de ensino do município.
Pariconha/IGPS
Acontece na segunda-feira (21) mais uma ação do Instituto de Gestão de Políticas Pública Sociais (IGPS) em Pariconha realizando exames oftalmológicos para 50 crianças e adolescentes. A ação é parte do Projeto “Sua vida com um novo olhar”. O IGPS realiza no mesmo dia exames de ultrassom para 100 pessoas.
Japaratinga
Os professores da rede municipal de ensino em Japaratinga receberam um ebook para terem acesso à formação pedagógica que a Secretaria de Educação está ofertando. Uma educação de qualidade só é possível quando se garante formação continuada, investimentos na infraestrutura das escolas, e acima de tudo, quando se respeita e se valoriza o servidor.
Penedo/mosquito
O mutirão de combate a dengue chegou no bairro Santa Luzia para inspecionar as residências, identificar criadouros do Aedes aegypti e orientar os moradores sobre a prevenção contra o mosquito que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. O mosquito é transmissor de muitas doenças que trazem danos à saúde.
Penedo/educação
A volta às aulas vai ser diferente em Penedo. Até o início do ano letivo, 5 escolas ganharão climatização em todas as salas de aula e até o final do ano, todas as escolas estarão 100% refrigeradas. Isto proporciona conforto e condições para aprendizagem, já que vivemos em um país de clima tropical quente.
Piranhas/remédios
A Central de Abastecimento Farmacêutico de Piranhas recebeu, uma nova remessa de medicamentos, que serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde e disponibilizados gratuitamente para a população. A gestão do prefeito Tiago Freitas segue mantendo o compromisso de zelar pelo bem-estar dos munícipes e fortalecendo toda Rede Municipal de Saúde.
Delmiro
Para garantir a segurança dos visitantes à região do Cânion de Xingó, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) iniciou, até o próximo dia 25 de fevereiro, o mapeamento de risco em áreas turísticas. O objetivo é desenvolver uma metodologia de identificação de áreas de risco geológico e prevenir acidentes como o ocorrido em Capitólio (MG) em janeiro deste ano.
Após os estudos, um relatório técnico será emitido, pela CPRM, aos gestores públicos com orientações e para adoção de medidas de proteção.