Mais de 59% dos Municípios relatam enfrentar a resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. A informação foi levantada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a aplicação da 35ª edição da pesquisa sobre a situação da Covid-19 nos Municípios. O levantamento ouviu 2.193, o que representa 39,4% dos Municípios, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Ainda em relação à vacinação desse público, 2,3% dos gestores ouvidos afirmaram que houve reações adversas graves em crianças que tomaram a vacina contra o coronavírus. Já 94,4% não registraram reações graves e 3,3% prefeituras não responderam a essa questão. A vacinação para este grupo teve início em 98,9% das cidades ouvidas pela pesquisa. Em 19 Municípios a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos ainda não teve início. O levantamento também abordou a falta do imunizante para crianças de 5 a 11 anos de idade. Em 11,2% dos Municípios, faltou a vacina destinada para este público. Outros 87% não registraram a falta do imunizante. Sobre as festas de carnaval, a pesquisa identificou que 46,1% das prefeituras cancelaram todas as festas públicas e privadas. Já 24,5% cancelaram a realização de festejos públicos, mas mantiveram as privadas. Por outro lado, 25,1% dos Municípios ainda não decidiram sobre a realização ou não das festas. Em apenas 3,3% o Carnaval ocorreu normalmente, com a promoção de festas públicas e privadas. (Fonte: CNM).
Óbitos, internações e testes
A não ocorrência de mortes pela doença foi informada pela maioria dos Municípios que participaram da pesquisa: 61,8%. Em 16,3%, houve registro de aumento no número de óbitos, em 13,2% os números se mantiveram estáveis, e 5,7% registraram queda nas mortes.
UTI
As internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta da Covid-19 não ocorreram em 56,9% dos Municípios, se mantiveram estáveis em 20,2% e em alta em 9,9%. As taxas de internação em UTI registraram queda em 9,4% dos Municípios. Quanto às internações em leitos normais, 39,4% dos Municípios não tiveram registro, 28,3% apontaram estabilidade, 16,7% aumento e 4% queda de registro de internações.
Japaratinga/paredões
Um problema sério está sendo criado nas praias de Japaratinga com a presença dos famigerados “Paredões”, que fazem do paraíso um verdadeiro inferno com o barulho. Para burlar a ação da polícia, os elementos donos dos paredões, estão promovendo o terror na Praia de Salgado, geralmente à noite. As figuras derrubaram as barreiras colocadas pelo ICMBio e a Prefeitura de acesso à Praia semana passada numa prova de enfrentamento com as autoridades.
MP/Paredões
O Ministério Público tem um núcleo que cuida do cumprimento da Lei que proíbe as ações dos famigerados Paredões, que só tem recebido elogios pela atuação. Seria interessante que o núcleo realizasse ações sistemática para coibir atos infracionais dessa ordem em Maragogi e Japaratinga.
Tartarugas/Paredões
No último final de semana vários elementos, donos de paredões, se reuniram na Praia de Salgado, durante a noite e madrugada, numa arruação que começou às 21 horas e só terminou às 5 da manhã, infernizando hóspedes de hotéis e pousadas próximos, além de estarem prejudicando o período de desova das tartarugas marinhas.
Coruripe/food park
A gestão do prefeito Marcelo Beltrão dá passo largos para colocar Coruripe no roteiro turístico estadual e internacional. No último final de semana o prefeito inaugurou o espaço de food park, com toda infraestrutura para receber a população e os turistas. Antes, porém, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu palestras de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos destinada a todos comerciantes que vão atuar no food park.
Coruripe/food park e
A palestra teve como objetivo mostrar as práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos comerciantes que manipulam alimentos, desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo até a venda ao consumidor. A fiscal sanitária, Priscila Lobo, explicou que o objetivo da Vigilância Sanitária é contribuir para que os comerciantes aprendam a forma correta de manipular os alimentos, evitando assim danos à saúde dos clientes.
Penedo
Mais uma obra estruturante realizada entre a Prefeitura de Penedo e o Governo de Alagoas está concluída. A ponte de concreto construída no povoado Taquari está liberada para o tráfego de veículos a partir desta quinta-feira, 17 de fevereiro. O investimento localizado na comunidade distante cerca de 25 km da sede da Prefeitura de Penedo suporta até 40 toneladas, de acordo com o engenheiro civil e Secretário Municipal de Serviços Públicos, Ivo Costa.
Piranhas/IGPS
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realiza hoje mais uma ação de saúde, com o Programa “Um novo Olhar para o Futuro” em Piranhas, onde vai realizar exames oftalmológicos para 50 crianças e adolescentes gratuitamente e também doar armação de óculos para quem apresentar necessidade de uso.