BLOG DO MOZART LUNA

População resiste a vacinação de crianças em 59% dos municípios. Coruripe ganhar food park e começa um novo futuro rumo a consolidação turística. Paredões promovem terror nas praias de Japaratinga. IGPS realiza ação de saúde em Piranhas

Mais de 59% dos Municípios relatam enfrentar a resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. A informação foi levantada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a aplicação da 35ª edição da pesquisa sobre a situação da Covid-19 nos Municípios. O levantamento ouviu 2.193, o que representa 39,4% dos Municípios, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Ainda em relação à vacinação desse público, 2,3% dos gestores ouvidos afirmaram que houve reações adversas graves em crianças que tomaram a vacina contra o coronavírus. Já 94,4% não registraram reações graves e 3,3% prefeituras não responderam a essa questão. A vacinação para este grupo teve início em 98,9% das cidades ouvidas pela pesquisa. Em 19 Municípios a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos ainda não teve início. O levantamento também abordou a falta do imunizante para crianças de 5 a 11 anos de idade. Em 11,2% dos Municípios, faltou a vacina destinada para este público. Outros 87% não registraram a falta do imunizante. Sobre as festas de carnaval, a pesquisa identificou que 46,1% das prefeituras cancelaram todas as festas públicas e privadas. Já 24,5% cancelaram a realização de festejos públicos, mas mantiveram as privadas. Por outro lado, 25,1% dos Municípios ainda não decidiram sobre a realização ou não das festas. Em apenas 3,3% o Carnaval ocorreu normalmente, com a promoção de festas públicas e privadas. (Fonte: CNM).

Óbitos, internações e testes


A não ocorrência de mortes pela doença foi informada pela maioria dos Municípios que participaram da pesquisa: 61,8%. Em 16,3%, houve registro de aumento no número de óbitos, em 13,2% os números se mantiveram estáveis, e 5,7% registraram queda nas mortes.

UTI

As internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta da Covid-19 não ocorreram em 56,9% dos Municípios, se mantiveram estáveis em 20,2% e em alta em 9,9%. As taxas de internação em UTI registraram queda em 9,4% dos Municípios. Quanto às internações em leitos normais, 39,4% dos Municípios não tiveram registro, 28,3% apontaram estabilidade, 16,7% aumento e 4% queda de registro de internações.

Japaratinga/paredões

Um problema sério está sendo criado nas praias de Japaratinga com a presença dos famigerados “Paredões”, que fazem do paraíso um verdadeiro inferno com o barulho. Para burlar a ação da polícia, os elementos donos dos paredões, estão promovendo o terror na Praia de Salgado, geralmente à noite. As figuras derrubaram as barreiras colocadas pelo ICMBio e a Prefeitura de acesso à Praia semana passada numa prova de enfrentamento com as autoridades.  

MP/Paredões

O Ministério Público tem um núcleo que cuida do cumprimento da Lei que proíbe as ações dos famigerados Paredões, que só tem recebido elogios pela atuação. Seria interessante que o núcleo realizasse ações sistemática para coibir atos infracionais dessa ordem em Maragogi e Japaratinga.

Tartarugas/Paredões

No último final de semana vários elementos, donos de paredões, se reuniram na Praia de Salgado, durante a noite e madrugada, numa arruação que começou às 21 horas e só terminou às 5 da manhã, infernizando hóspedes de hotéis e pousadas próximos, além de estarem prejudicando o período de desova das tartarugas marinhas.

Coruripe/food park


A gestão do prefeito Marcelo Beltrão dá passo largos para colocar Coruripe no roteiro turístico estadual e internacional. No último final de semana o prefeito inaugurou o espaço de food park, com toda infraestrutura para receber a população e os turistas. Antes, porém, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu palestras de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos destinada a todos comerciantes que vão atuar no food park.  

Coruripe/food park e

A palestra teve como objetivo mostrar as práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos comerciantes que manipulam alimentos, desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo até a venda ao consumidor.  A fiscal sanitária, Priscila Lobo, explicou que o objetivo da Vigilância Sanitária é contribuir para que os comerciantes aprendam a forma correta de manipular os alimentos, evitando assim danos à saúde dos clientes. 

Penedo

Mais uma obra estruturante realizada entre a Prefeitura de Penedo e o Governo de Alagoas está concluída. A ponte de concreto construída no povoado Taquari está liberada para o tráfego de veículos a partir desta quinta-feira, 17 de fevereiro. O investimento localizado na comunidade distante cerca de 25 km da sede da Prefeitura de Penedo suporta até 40 toneladas, de acordo com o engenheiro civil e Secretário Municipal de Serviços Públicos, Ivo Costa.

Piranhas/IGPS

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realiza hoje mais uma ação de saúde, com o Programa “Um novo Olhar para o Futuro” em Piranhas, onde vai realizar exames oftalmológicos para 50 crianças e adolescentes gratuitamente e  também doar armação de óculos para quem apresentar necessidade de uso.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Ministro Renan Filho entrega mais uma grande obra para Alagoas com viaduto na BR 101.

Viaduto Na inauguração do viaduto em Porto Real do Colégio, o governador Paulo Dantas destacou a importância da parceria de…
BLOG DO MOZART LUNA

Olho d'água do Casado conquista selo Unicef e prefeito anuncia construção de casas para famílias carentes.

Olho d’água do Casad conquista selo Unicef A gestão do prefeito de Olho d’água do Casado, Zé Emater, está chegando…
BLOG DO MOZART LUNA

IMA flagra lixão em São Luiz do Quintude. Morte de peixes será investigada em Roteiro. Polícia alerta para derrame de dinheiro falso nas feiras livres nos muncípios.

Lixão em São Luiz A Prefeitura de São Luiz do Quitunde foi notificada por descarte irregular de resíduos pela equipe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :