HOTELARIA

Atlantica Hospitality International reúne grupos hoteleiros internacionais em painel sobre futuro do turismo

Na última quinta-feira, 16, a Atlantica Hospitality International, operadora de hospitalidade multimarcas com mais de 165 empreendimentos em todo o país, recebeu representantes dos maiores grupos hoteleiros internacionais que administra no Brasil, para uma conversa sobre as principais tendências do turismo neste momento de recuperação pós-pandemia. O encontro aconteceu durante o primeiro dia da anual Convenção Atlantica, que, nesta 23ª edição, trouxe como tema o “Movimento ON”, em referência à digitalização do mercado de hotelaria.
 

O painel foi mediado por Guilherme Martini, VP de Operações da Atlantica; Leonardo Rispoli, VP de Marketing, Vendas e Tecnologia da Atlantica; e Mark Campbell, Diretor Sênior de Operações da Atlantica; que convidaram David Beers, Diretor Sênior de Operações de Franquia Internacional do Choice Hotels; Rodolfo Amaya, Diretor de Brand Performance CALA do Hilton Worldwide; Frances Gonzalez, VP de Operações da América Latina do Radisson Group; e Eduardo Cruz del Rio, VP de Operações do Wyndham Hotel Group. Os presentes discutiram as principais mudanças na gestão hoteleira, os novos modelos de negócios e a transformação no perfil do consumidor.

O primeiro ponto em pauta foi a continuidade ou descontinuidade dos efeitos da pandemia nos padrões hoteleiros, como arrumação sob demanda, diárias sem café da manhã e conceito de grab and go. Houve um consenso sobre a aceleração do uso da tecnologia nos hotéis para oferecer facilidades aos hóspedes, atestando a necessidade do check-in digital, do acesso aos quartos por meio do smartphone, interação com a recepção realizada por mensagens de texto e uso de QR Codes em substituição à tradicional papelaria.

Outro importante tópico abordado foi a fuga de mão de obra no mercado hoteleiro, que vem acontecendo em todo o mundo. Uma das alternativas mencionadas foi a aproximação com as entidades de ensino para o oferecimento de empregos aos estudantes do setor, além da necessária reflexão sobre os planos de carreira da hotelaria, para que sigam sendo atrativos.

Também se mencionou que o mercado de viagens a negócios, que antes da pandemia era responsável por 70% da receita do setor, já começa a demonstrar claros sinais de recuperação. Eventos presenciais estão fazendo que, em algumas regiões, alguns grupos hoteleiros já estejam sem datas disponíveis até 2023. Neste cenário, a tendência do “bleisure” (união de business com leisure — lazer) parece ganhar força com menos viagens, mas com maior tempo de permanência.

O hóspede bleisure chega ao destino a negócios, mas torna a sua viagem mais duradoura, aproveitando o deslocamento para estender sua permanência para aproveitar um tempo de lazer, podendo, inclusive, trazer a família junto. Por ficar mais tempo no destino, esse hóspede possui novas demandas, procurando por uma hospedagem com espaço mais apropriado para trabalhar – móveis adequados e internet de qualidade –, variedade em A&B — restaurantes com opções para todas as refeições – e estrutura mais completa — que favoreça seu bem-estar, com piscina e fitness center, por exemplo.

No fim, concluiu-se que os aprendizados da pandemia precisam ser levados em consideração e que os hóspedes estão com expectativas cada vez mais altas. Assim, as operadoras hoteleiras precisarão levar adiante projetos de inovação, melhorias de produto e formação de equipes de excelência, a fim de atenderem essas novas expectativas, já que esse público tende a ser muito mais seletivo.

Convenção Atlantica 2022

A Convenção Atlantica 2022 aconteceu entre os dias 16 e 17 de março e contou com a presença de mais de 300 gestores do corporativo e dos hotéis da operadora, que acompanharam presencialmente e online.

O evento foi patrocinado pela Hoffmann Brasil, que ficou responsável por toda a organização. Outras empresas que também contribuíram para a realização: Ambev, Anserve, Banco Safra, Blincast, BRF, Comgás, Colortel, Dohler, FLEX Colchões, Harus, Minalba, Onity, RDS, RenTV, Seara, Simmons Hospitality, Tarkett Revestimentos, 3Corações, Virtual Drone, Visual GEAC e Zumex.

Artigos relacionados
HOTELARIA

Vila Galé inaugura hotel na Figueira da Foz

Novo empreendimento está localizado no Centro de Portugal, próximo a Coimbra. A Vila Galé inaugurou neste final de semana o…
HOTELARIA

Último Programa da Eliana no SBT foi gravado nos hotéis Vila Galé em Portugal

Os hotéis da Vila Galé em Portugal serão destaques do Programa da Eliana no domingo (23). Esta edição marca o…
HOTELARIA

Hotel Orient Express em Roma deverá abrir até o final do ano

A Accor está cada vez mais perto da estreia do seu primeiro hotel Orient Express, com o Orient Express La…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :