EVENTOS

Coral Paulistano apresenta concerto em homenagem a Naomi Munakata 

No próximo dia 26 de março, às 20h, o Coral Paulistano irá homenagear a maestrina Naomi Munakata, em única apresentação no Theatro Municipal de São Paulo. O concerto será baseado na obra “Um Requiem Alemão, Op. 45 (versão para piano a 4 mãos) (80’)”, do compositor alemão Johannes Brahms.

Naomi Munakata, que faleceu em 2020, foi uma das maiores e mais importantes regentes da música coral brasileira, elevando o nível da música de coral em São Paulo, além de ter sido muito presente como educadora, pois acreditava na educação por meio do campo coral.

Em sua trajetória profissional, destacou-se como regente titular do Coral Paulistano, além de ter sido por duas décadas, regente do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado.

“O concerto do próximo final de semana é de suma importância para o legado da Naomi, visto que era uma apresentação que estávamos ensaiando em 2020, com ela própria na regência, porém a pandemia chegou e tudo aconteceu. Agora temos o dever de levar adiante esse concerto, um dos mais bonitos e preferidos dela, sua música e seus ensinamentos”, afirma Maíra Ferreira, regente do Coral Paulistano.

No mesmo dia, às 17h, é a vez da Praça das Artes receber o concerto Beethoven por ele Mesmo, apresentado pela Camerata da Orquestra Experimental de Repertório. O concerto terá a presença do pianista Lucas Gonçalves e de Thiago Tavares na regência.

Lucas Gonçalves formou-se na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva” e obteve o primeiro lugar nos principais concursos de piano do país ao longo de sua carreira profissional. Além de ser pianista da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo, atua também como professor de piano do Centro Suzuki de Educação Musical e do Instituto Fukuda. 

Thiago Tavares reassumiu a função de regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório em 2017, ganhando destaque em diversos concertos sinfônicos, cênicos e didáticos que realizou com o corpo artístico, como a estreia em Ópera com The Rake’s Progress, de Igor Stravinsky, alternando com Jamil Maluf, em 2013.
 

No concerto deste final de semana será apresentado a Abertura Coriolano, op﹒62 (8’), o Concerto para piano n.6, op﹒ 61 em Ré maior (42’), transcrito do próprio compositor do Concerto para violino. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo site abaixo. A abertura será no próximo dia 24/03, às 12 horas e o limite será de 2 ingressos por pessoa.
 

Artigos relacionados
EVENTOSGASTRONOMIA

Festival em Pirenópolis (GO) reúne jazz, gastronomia e premia vinhos do Cerrado

Degustações orientadas de vinhos premiados – com destaque para a produção goiana e do Distrito Federal -, palestras com especialistas,…
EVENTOS

Portugal: BTT dinamiza turismo de aventura na Grande Rota das Montanhas Mágicas

A eMTB Grand Tour 2024, que será realizada no período de 18 a 20 de outubro, pretende dinamizar o turismo…
EVENTOS

Balancê no Recife (PE) perpetua valorização da cultura do ciclo junino

Uma ode e reverência às mais autênticas e afetivas manifestações culturais do Nordeste ocorre no Recife desde o dia 11…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :