MEIO AMBIENTE

Ecoturismo na Mata Atlântica é opção de lazer no feriado de Páscoa

Processed with VSCO with ss1 preset

O ecoturismo está entre as opções de lazer mais procuradas pelos turistas brasileiros nos últimos dois anos. Isso porque, além de proporcionar bem-estar com baixa aglomeração, a logística e custo-benefício são atrativos. Reunindo diversão, aventura, relaxamento e contato imersivo com a natureza, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada a um pouco mais de duas horas de São Paulo, capital, lançou uma programação especial para o período de Páscoa. As atividades, que vão de 15 a 17 de abril, são uma oportunidade para desligar da rotina e aproveitar o feriado.
Para essa programação, a Reserva incluiu novidades: o rafting, imersão noturna (safari) e canoagem noturna. Atividades esporádicas que fazem sucesso entre os visitantes por serem ótimas opções de aventura com segurança.
Serão três dias de imersão e contato direto com as belezas naturais da Mata Atlântica, por meio de uma programação diversa:
Dia 15

– Trilha Cachoeira Dezembro: além de um visual deslumbrante, dentro da floresta, a trilha finaliza em uma cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos;

– Trilha Copaíba – Mirante do Sinal: passa por diversos córregos e contempla um mirante natural de tirar o fôlego a 700m de altitude com vista de 360° da Mata Atlântica, e com direito a sinal de celular, onde o turista pode fazer chamadas ao vivo ou postagem nas redes sociais para compartilhar sua aventura;

– Canoagem Noturna: atividade exclusiva do Legado das Águas. As águas calmas em um caiaque super estável e acessível, fazem dessa atividade uma experiência única. Com céu aberto, o turista rema à luz do luar, sendo guiado pelos diferentes sons da natureza a noite, que revela uma nova beleza da floresta.

Dia 16

– Rafting: para quem gosta de aventura, mas sem abrir mão da segurança. Águas límpidas e Mata Atlântica exuberante são constantes durante a descida. Pequenas corredeiras se formam na saída, entre elas a das algas, onde é possível observar um jardim de plantas subaquáticas.

– Imersão Noturna (safari noturno): atividade com 2 horas de duração, exclusiva para as pessoas que estiverem hospedadas no Legado, a Imersão Noturna foi criada pensando nas pessoas aventureiras e apaixonadas pela natureza e sua biodiversidade. A atividade inicia com uma caminhada leve e poderá ser realizada por toda família. O percurso de 3,5km passará por trilha suspensa e caminhada na estrada enriquecendo nossos encontros e ressignificando nosso olhar para o meio natural.

Dia 17

– Canoagem: garantia de integração com a natureza em uma verdadeira imersão na floresta imponente e exuberante: pássaros como o martim-pescador, águia pescadora, garças e biguás são facilmente avistados. O trajeto leva à Cachoeira Dez Metros, singular pelo fato de estar em meio à floresta e desaguar no Rio Juquiá, considerado um dos rios mais limpos do estado de São Paulo, onde é possível relaxar tomando banho na represa. Por ser um caiaque estável e acessível, todos podem fazer a atividade, mesmo aqueles que nunca praticaram.

Novas opções de hospedagem

Além das atividades, a proposta desse ano é que o visitante aproveite o feriado com tranquilidade e passe mais dias na floresta. Portanto, a programação inclui novas opções de hospedagem. Agora, além dos quartos individuais, duplos e triplos, a Reserva conta com o quarto Artes do Vale, que é todo decorado com objetos feitos por artesãs do Vale do Ribeira.

Há também a Casa Cambuci e a Casa Flutuante. A primeira é um espaço que comporta até quatro pessoas, com cozinha equipada, e fica próxima à base do Legado. Já a segunda, é um ambiente, administrado pelo Altar, sustentável e tecnológico, que pode receber até duas pessoas e fica flutuante no meio do Rio Juquiá. Para os mais aventureiros temos a área de camping, que possui vestiários e chuveiro elétrico. O espaço comporta até 20 barracas duplas e conta com estrutura para trailer e motorhome.

Serviço

As atividades podem ser adquiridas individualmente ou toda a programação. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do endereço eletrônico. As vagas são limitadas e é recomendado que a hospedagem também seja reservada com antecedência.

Fotos: Divulgação

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Inscrições para Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 terminam na segunda-feira (24)

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024. Até a próxima segunda-feira, dia 24…
MEIO AMBIENTE

Brasil amplia em 16% número de praias e marinas indicadas para receberem a Bandeira Azul

Em mais um ano consecutivo, o Brasil deve ter número recorde de praias e marinas aptas a receberem a certificação…
MEIO AMBIENTE

Embratur e Instituto Semeia assinam acordo para promoção internacional de parques naturais do Brasil

A Embratur assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Semeia, organização filantrópica que trabalha para promover a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :