O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou, ontem, durante a WTM América Latina, em São Paulo (SP), a forte retomada do setor no Brasil. A feira, uma das maiores do mundo, havia sido suspensa em 2020 por causa da pandemia de Covid-19 e em 2021 havia sido realizada de forma virtual. O presidente da Embratur, Silvio Nascimento; e o assessor especial da Presidência da República, Mosart Aragão, acompanharam a agenda.
Com cerca de 600 expositores, a WTM atraí mais de 8 mil visitantes de 50 países e 19 mil profissionais de turismo ao longo dos três dias de feira. A exposição reúne vários representantes do trade nacional e traz diversos operadores e compradores internacionais. Dentre os países que participam do evento estão Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, México, Estados Unidos, Itália e Portugal.
Durante a feira, o ministro Carlos Brito e o presidente da Embratur se encontraram com o ministro do Turismo e Esporte da Argentina, Matías Lammens. Na pauta, possíveis parcerias entre os países na promoção de destinos e a divulgação mútua de viagens.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância da feira e do retorno dos eventos presenciais do setor no país. “A WTM América Latina marca a retomada do turismo no Brasil e volta a ser presencial após ficar suspensa pela pandemia de Covid-19”, disse. “Aqui na feira pudemos perceber a forte movimentação do setor, com a presença de vários segmentos, participação de 50 países, 600 expositores e a presença de 8 mil visitantes”, destacou.
Para o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, a realização da WTM reforça o otimismo do setor e a expectativa de turistas e do trade para o pós-pandemia no Brasil. “É extremamente importante a realização de um evento como esse, que aponta para uma retomada ágil do nosso turismo e deixa o setor muito feliz”, declarou.
Estande
O MTur tem um estande na feira, com 15 postos para coexpositores entre destinos e prestadores de serviço de produtos de acessibilidade. O estande destaca o Programa Turismo Acessível e a importância da acessibilidade no turismo, como também oportuniza o apoio à comercialização e à divulgação de projetos, destinos, produtos e serviços turísticos. Ainda participam do estante a Embratur e o Serpro com mostras relacionadas à informatização do setor de turismo.