Notícias

Brasileiros dominam Nazaré e vencem o desafio das ondas gigantes em Portugal

Parceria com a competição vai render websérie com cinco episódios em alguns dos destinos brasileiros mais buscados por surfistas estrangeiros

O desafio de surfe Gigantes de Nazaré, realizado em Portugal, foi dominado pelo Brasil em 2022. Lucas Chumbo, Maya Gabeira e Pedro Scooby foram os campões. A competição foi realizada no início do ano e pela primeira vez contou com patrocínio da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Além de estampar a marca do Visit Brazil no evento, que contou com um público local de cerca de 30 mil espectadores, a parceria com o Gigantes de Nazaré também posicionou o país nas redes sociais do evento. A estimativa é de que mais de 40 milhões de pessoas sejam alcançadas até junho, prazo em que se encerra o patrocínio.

“O surfe é um esporte que tem atraído cada vez mais praticantes mundialmente e o Brasil possui atletas que se destacam muito nessa modalidade. Patrocinando eventos tradicionais como o Gigantes de Nazaré, a Embratur realiza mais uma ação para posicionar o Brasil como opção importante de turismo internacional e fortalece a retomada da nossa atividade especialmente em destinos de Sol e Praia”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Contrapartidas

A presença do Brasil nas ondas gigantes de Nazaré não foi o único benefício alcançado pela Embratur com o patrocínio. No acordo com o evento, a Agência receberá, até junho, uma websérie com cinco episódios focada em destinos nacionais para surfistas de todo o mundo. Os vídeos serão gravados em Florianópolis (SC), Itacaré (BA), Rio de Janeiro (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Maresias (SP).

Os locais foram selecionados de acordo com pesquisa realizada pela Gerência de Inteligência da Agência e levaram em conta os destinos brasileiros mais buscados para a prática de surfe por turistas internacionais.

Além dos vídeos, será produzido também um e-book sobre cada um dos cinco destinos selecionados, em inglês. Os materiais, tanto o livro quanto as imagens, serão utilizados pela Embratur para a promoção do Brasil em feiras e eventos internacionais.

A parceria prevê ainda a realização de ações ambientais e sociais durante as gravações da websérie, como mutirões de limpeza nas praias e programação envolvendo as comunidades locais e surfistas.

O evento

Criado em 2018, o Gigantes de Nazaré virou referência no surfe de ondas gigantes em todo o mundo. Em 2022, foram sete duplas masculinas e duas femininas competindo. A praia de Nazaré, no entanto, já era famosa por suas ondas gigantes. Em 2017, o brasileiro Rodrigo Koxa surfou uma onda de 24,4 metros de altura, a maior já registrada, com direito a presença inclusive no Livro dos Recordes. Este ano, o campeão Lucas Chumbo pegou uma onda de 29,67 metros em medidas não oficiais. Ele ainda aguarda a homologação para entrar no Livro dos Recordes.

Foto: Gigantes de Nazaré/Reprodução

Artigos relacionados
Notícias

Turismo deve movimentar maior valor dos últimos dez anos na alta temporada, totalizando R$ 157 bilhões

Atividades ligadas ao turismo brasileiro deverão faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, período considerado…
Notícias

Cursos técnicos gratuitos abrem portas para carreiras na aviação

Tiveram início na segunda-feira, 11, as aulas dos cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda do…
Notícias

MTur anuncia mil vagas para cursos em gastronomia 

Com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Secretaria…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :