BLOG DO MOZART LUNA

PREFEITURAS TÊM PERDAS DE RECURSOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL. FliPenedo foi um sucesso. Pão de Açúcar melhora iluminação. Japaratinga faz B.O. contra fakenews.

Os gestores municipais vêm enfrentando grandes dificuldades na gestão da Assistência Social, inviabilizando a efetiva proteção social da população. Nos últimos anos, o orçamento da pasta registrou cortes expressivos. O assunto foi debatido na programação paralela da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e na rodada de conversa do palco principal. A consultora da Confederação na área, Rosângela Ribeiro, pediu a ajuda dos representantes municipalistas para reverter a tendência de redução da verba para o setor e também conquistar novas fontes de recursos . “Perdemos na construção do orçamento e na execução, pois o governo federal não consegue executá-lo. Na construção do orçamento, do ano passado pra cá, foram retirados quase R$ 600 milhões”, disse a especialista. Segundo ela, a proteção social foi a área mais afetada, e isso significa menos recursos para os Centros de Referência de Assistência Social e de Referência Especializado de Assistência Social (Cras e Creias). Diante da problemática, os prefeitos devem acompanhar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 183/2017, que propõe aplicar 1% da Receita Corrente Líquida da União na Assistência Social. Segundo mostrou a apresentação, se essa PEC for aprovada e promulgada, a área receberá em torno de R$ 7 bilhões. A CNM tem participado das audiências públicas de discussão da proposta. FONTE: CNM

Vereadores

Ziulkoski afirmou que a PEC entrará no radar e na pauta prioritária da entidade. De acordo com ele, não só os prefeitos, mas também os vereadores devem se envolver para que a proposta, parada na Comissão Especial destinada a proferir parecer sobre a matéria, na Câmara dos Deputados, volte a “andar”. O recurso garantirá sustentabilidade à política nacional e à proteção social em todos os Municípios.

Maragogi

Maragogi/salários

A prefeitura de Maragogi na última sexta-feira (29), 1/6 do salário dos professores da Rede Municipal de Ensino, referente ao mês de dezembro de 2016, deixado como herança pela gestão anterior. Encerrando o mês cumprindo o compromisso de reconhecimento do funcionalismo público. Mais que uma obrigação, um comprometimento da gestão do prefeito Sérgio Lira

Japaratinga/Polícia

A Procuradoria Geral, junto com a Procuradoria da Câmara de Vereadores de Japaratinga, registra um boletim de ocorrência (BO) na 92ª delegacia de polícia de Alagoas, em Maragogi. Trata-se de um registro contra o perfil Impacto Japaratinga, que nesta semana propagou Fake News no instagram, que difama os Poderes Executivo e Legislativo Municipal. A polícia civil já abriu inquérito para investigar e chegar ao responsável por espalhar notícias falsas.

Penedo

A Prefeitura de Penedo ganha duas novas pastas, a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) e a Secretaria Municipal de Turismo (SETUR). A medida administrativa aprovada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 28, proporcionou mais autonomia para o desenvolvimento do turismo em Penedo, uma das plataformas de trabalho para gerar mais emprego e renda à população.

Penedo/Setur

Já o trabalho de divulgação institucional da Prefeitura de Penedo permanece sob controle do web designer Kim Emmanuel Guimarães Minas Lopes, responsável pelo departamento que passa a funcionar como Secom, produzindo informações de interesse público, orientando a comunicação interna e mediando a relação entre governo e imprensa.

Penedo/FliPenedo

A 1ª Festa Literária de Penedo (FliPenedo) foi um sucesso de público e também de realizações. O resgatou a importância da literatura para uma cidade que tem um apelo cultural tão grande como é Penedo. Outro eventos como este vão acontecer para consolidar Penedo como a cidade dos acontecimentos culturais.

Penedo

Poemas dos dois autores nascidos em Penedo.foram interpretados por Chico de Assis e José Inácio Vieira de Melo, declamação que antecedeu a palestra da escritora, professora e crítica literária Vera Romariz, neta de Sabino Romariz. “Nós temos um rico calendário cultural e estamos agora lançando mais uma semente, com a 1ª Festa Literária de Penedo”, afirma Ronaldo Lopes, falando do planejamento para ampliar a FliPenedo e apoiar a realização de eventos que incentivam as artes e aquecem a economia do município.

Pão de Açúcar/alimentos

A vigilância sanitária em Pão de Açúcar seguindo o seu principal objetivo: respeitando a população e promovendo a saúde para população realizou fiscalizações nos supermercados, mercadinhos e mercearias do município. Durante o ano de 2021, foram apreendidos mais de 500 kg de alimentos impróprios.

Pão de Açúcar/Iluminação

A Prefeitura de Pão de Açúcar concluiu a instalação da rede de iluminação pública no Sítio Boa Esperança. Foram 42 postes instalados na comunidade que pela primeira vez recebeu o serviço e que agora terá a vizinhança toda iluminada. Uma alegria poder ver que o trabalho sério, cotidiano, não só dá frutos mas também transforma a vida das pessoas.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Delmiro conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora. Penedo conclui curso de qualificação.Forroçúcar começou com Flávio José e confira a programação até o dia 23 de junho.

Prêmio para Delmiro Gouveia Delmiro Gouveia foi um dos grandes finalistas, no âmbito nacional, do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na…
BLOG DO MOZART LUNA

Coruripe é orgulho para Alagoas na educação. Município é referência no Brasil. Padre Eraldo Cordeiro impedido de registrar candidatura, segundo jurisprudência do TSE. Em Maragogi, condenação do TCU não impede Madeira de disputar prefeitura. Governador entregar mais obras nos municípios.

Coruripe alfabetizado Não é novidade que práticas assertivas da gestão municipal têm levado Coruripe a alcançar excelência na educação, desta…
BLOG DO MOZART LUNA

Ex-prefeita Pauline Pereira contesta anuncio de protesto de professores em Campo Alegre. Contudo, pagamento dos precatório não foi realizado até hoje. Governador entrega mais duas escolas. São Sebastião sem água há quatro dia. Ziane Costa lembra o caos da gestão anterior em Delmiro Gouveia.

Sem protesto em Campo Alegre O protesto dos professores da rede municipal de Campo Alegre, que estava agendado para ocorrer,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :