BLOG DO MOZART LUNA

Municípios têm oportunidade de fazer consórcios com União Européia. Prefeito do Pilar quer rede de gás para sua cidade. Prefeito de Maragogi paga atrasados da gestão passada. Penedo tem plano para atrair investidores. Delmiro realiza exames de mamografia.

Projetos que podem ser desenvolvidos pelos Municípios, consórcios públicos e entidades municipais em parceria com a União Europeia (UE) foram apresentados em um painel da Missão Técnica Inovajuntos: Portugal-Brasil realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O painel Desafios da cooperação a longo prazo e Projetos em desenvolvimento no Brasil foi conduzido pela assessora do setor de cooperação da delegação da UE no Brasil, Maria Cristina Araújo von Holstein Rathlou. Durante a apresentação, a painelista listou os acordos de cooperação regionais e nacionais oferecidos pela UE com possibilidade de adesão pelos municípios e entidades representativas. As opções beneficiam áreas da gestão local e também são voltadas à implementação de políticas públicas que auxiliem a população. Dentre elas, o apoio à agricultura e aos pequenos produtores, incentivo à autonomia da mulher, geração de empregos, adaptação às mudanças climáticas (euroclima), governança e apoio à elaboração de políticas públicas com impacto positivo na coesão social (eurosocial). Outra opção de cooperação disponibilizada e apresentada ao público foi a parceria que visa ampliar e estruturar o engajamento da UE e dos seus Estados-membros com a sociedade civil. “É um reconhecimento das organizações da sociedade civil como atores centrais da justiça, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável, um programa que tem como foco o combate às desigualdades, a proteção dos direitos humanos e do ambiente e clima”, detalhou a painelista.

Recursos


Para participar, o representante municipal precisa estar atento aos editais que são publicados em uma plataforma disponível no site da UE. Os recursos oferecidos para os projetos variam de acordo com o programa, assim como a contrapartida municipal. A possibilidade de participação de consórcios públicos intermunicipais e de associações de Municípios também são definidas no edital. Em alguns casos, a UE financia entre 90% e 95% do projeto.

Pilar

O prefeito do Pilar, Renato Resende, esteve em São Paulo para visitar uma das maiores distribuidoras de gás natural do Brasil, a Comgás. Segundo ele, o processo de interiorização do gás é um tremendo sucesso, algo que pode e deve ser reproduzido em nosso estado. Paera ele é preciso reduzir o custo com um item indispensável, mas que vem pesando no bolso do trabalhador. Pilar é o maior produtor de Alagoas, e é por isso que seguirei lutando para reverter esse protagonismo em favor dos que mais precisam.

Maragogi

Na última segunda-feira (23), a Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura oficial da Olimpíada Escolar de Maragogi (OLIMAR) 2022. A competição busca promover a inter-relação cultural, educacional e socioafetiva entre jovens que fazem parte do sistema de ensino do município. O evento contou ainda com a apresentação da Banda Marcial Cabanos.

Maragogi 2

A OLIMAR é uma etapa classificatória dos jogos escolares que leva os campeões para a fase regional e estadual. A olimpíada contará com as seguintes modalidades: Futsal, futvôlei, vôlei de praia e xadrez. A abertura oficial aconteceu na Quadra Poliesportiva Dr. José Jorge de Farias Sales, com a presença da nossa estrela do esporte mundial, Geyse Ferreira (Pretinha). Que bacana né, pessoal?

Maragogi/pagamento


A Prefeitura de Maragogi realizou, semana passada, mais um pagamento do débito salarial deixado pela última gestão. Desta vez, foram pagos 1/6 aos aposentados e 1/3 aos ativos e inativos, todos referentes às férias de 2016. O prefeito Sérgio Lira vem colocando o município em ordem e espera até o final de sua gestão entregar para seu sucessor uma cidade com todos pagamentos e dias e muitas obras realizadas.

Penedo/investimentos

O governo Ronaldo Lopes busca proporcionar oportunidades de emprego e renda em Penedo, atraindo investimentos do setor privado que dispõem de incentivos previstos no Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Penedo – PRODESIMP. A oportunidade está aberta por meio de chamada pública lançada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (SEDECIN) até o próximo dia 30 de junho.

Penedo/incentivos

O PRODESIMP tem o objetivo conceder incentivos locacionais no Polo Multissetorial Roberto da Silva Peixoto e até 07 de junho para os demais incentivos locacionais. Os interessados precisam apresentar Carta de Intenção e documentos informados, na sede da SEDECIN durante o horário matutino, setor que funciona no Centro Histórico, rua Sete de Setembro, nº 116, ao lado da sede do Conselho Tutelar.

Delmiro

Em Delmiro Gouveia já está aberta a agenda para a realização dos exames de mamografia que serão realizados em junho, durante os dias 6, 7, 8 e 9. O mutirão será realizado no SESP, ao lado da Feira Livre e, para poder realizar o exame, é preciso ter mais de 50 anos e apresentar a solicitação do exame, que pode ser requisitada nas unidades de saúde. A equipe do Setor de Regulação estará realizando o agendamento. O setor atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, na Rua Angelita de Oliveira, 118 – Centro.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Junho foi positivo financeiramente para as prefeituras e as previsões para julho são também boas. Barra de Santo Antônio antecipa pagamento de 50% do décimo. Pilar pagar benefício a pescadores. Deputada pede prorrogação de impostos a comerciantes atingidos pelas enchentes. Piranhas encerra festejos juninos com saldo positivo na economia.

As prefeituras brasileiras nunca tiveram um momento tão satisfatório financeiramente como agora com os repasses dos valores do Fundo de…
BLOG DO MOZART LUNA

Lançado edital de regularização fundiária. Ex-primeira dama do estado, Liége Tavares é homenageada com nome em escola em Junqueiro. Prefeito do Pilar conquista prêmio Prefeito Empreendedor.

O Edital de Apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Athis/CAU/BR) selecionará…
BLOG DO MOZART LUNA

ALEGRIA! FPM COM AUMENTO DE 34,26%. DINHEIRO ESTÁ NA CONTA A PARTIR DE HOJE. REVOLTA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS EM OLHO D´ÁGUA DAS FLORES. EX-PREFEITA CÉLIA ROCHA ADERE A CAMPANHA DE BOLSONARO.

Os prefeitos estão eufóricos com mais um mês positivo para as finanças nas Prefeituras. Junho encerrou com 34,26% de aumento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :