BLOG DO MOZART LUNA

ENCHESTES URBANAS SÃO FRUTOS DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DAS CIDADES. GLOBO GRAVA TELENOVELA EM DELMIRO GOUVEIA. CHUVAS LEVAM PONTES EM CORURIPE

Inundação urbana

A falta de obras de infraestrutura e a ocupação de áreas, que antes eram alagadas por várzeas e até mesmo leito de rios e riachos temporários, são os principais motivos das enchentes de bairros urbanos em vários municípios. O desordenamento urbano, aliado à falta de fiscalização tem propiciado os problemas em épocas chuvosas. É preciso que os prefeitos tenham o mapeamento destas áreas e não permitam que seja ocupada por moradias, regulares e também ocupações. Em Maceió, por exemplo, é recorrente a inundação de ruas e bairros inteiros que antes eram áreas de várzeas, como os bairros da levada, mercado público e dique estrada, que na década de 70 eram mangues e pântanos que foram aterrados. Em Arapiraca, no bairro Brasiliana, o leito de um riacho foi ocupado e parte dele aterrado para construção de casas e hoje sofre com inundações toda vez que chove. É a natureza tomando o que lhe pertence.  Em Jacuípe, a cidade sempre é inundada pelo rio que dá nome ao município, porque simplesmente foram construindo casas cada vez mais em áreas que eram alagadas. Tanto assim, que a Defesa Civil condenou a cidade e recomendou a reconstrução dela em outro local. Mesmo assim, o poder público municipal pouco ou quase nada faz para resolver o problema de forma definitiva e todo ano é a ladainha pedindo dinheiro aos Governos do Estado e Federal, para reconstrução, aliada a decretação de estado de emergência onde os processos licitatórios são suspensos.

Coruripe

As fortes chuvas que ainda caem em Coruripe causaram alagamentos, deslizamentos de terras e deixaram centenas de pessoas desabrigadas. O prefeito Marcelo Beltrão montou uma força tarefa, envolvendo a Defesa Civil Municipal e todas as secretarias para dar suporte aos atingidos e minimizar os estragos.

Coruripe/Pontes

O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou de perto o trabalho de atendimento às vítimas. O primeiro local visitado, foi a Pindorama, região afetada com alagamentos e estradas vicinais destruídas. Além disso, duas pontes que ligam povoados da região da Pindorama foram levadas pela força da água.

Coruripe/famílias

No povoado Barreiras, cerca de 200 pessoas estão desabrigadas e foram levadas para a escola. Uma parte foi para casa de familiares e a outra alojada na Escola do Povoado. Três casas localizadas na beira do Rio desabaram. A ponte que liga os povoados Conceição e Imbira desabou pelo alto volume de água do rio.

Jacuípe/novamente

Jacuípe é uma cidade para ser realocada, segundo orientação da Defesa Civil, que chegou a esta conclusão depois da enchente de 2010. Mesmo assim nenhum prefeito que passou por lá moveu um dedo para resolver este problema. Ao contrário, alguns agradecem a “santa enchente”, porque utilizam a mídia para pedir dinheiro aos governos do estado e federal.

Piranhas

Em Piranhas o assentamento Margarida Alves foi beneficiado com a distribuição de sementes de milho e feijão para os agricultores da reforma agrária. Essa iniciativa é fruto de uma parceria com o governo do estado, por meio do programa “Planta Alagoas”, e que vai garantir mais renda.

Piranhas

Em Piranhas a Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a APAE de Arapiraca, entregou 55 cadeiras de roda e banho beneficiando mais de 30 famílias. Uma ação que vai dar condições das pessoas com problemas de locomoção possam se deslocar e ter mais qualidade de vida.

Delmiro/Globo

A Gruta do Talhado e Cânions do Rio São Francisco são alguns dos locais que servirão de cenário para mais uma produção da TV GLOBO. As gravações já começaram e seguem até o próximo dia 12 de junho. Segundo o comunicado enviado para a Prefeitura de Delmiro Gouveia, serão cerca de 100 profissionais, desde técnicos ao elenco da novela Mar do Sertão, presentes no município.

Delmiro/Globo 2

A prefeita Ziane Costa disse que é uma grande satisfação receber a equipa da maior rede de televisão da América Latina e que graças a TV Globo as belezas naturais da região será mais uma vez cenário para uma telenovela. “É um grande momento para o desenvolvimento do turismo e a geração de mais oportunidades para a nossa cidade. Peço que os delmirenses acolham com muito carinho a equipe que estará circulando por nossa cidade”, destacou a Prefeita Ziane Costa.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Junho foi positivo financeiramente para as prefeituras e as previsões para julho são também boas. Barra de Santo Antônio antecipa pagamento de 50% do décimo. Pilar pagar benefício a pescadores. Deputada pede prorrogação de impostos a comerciantes atingidos pelas enchentes. Piranhas encerra festejos juninos com saldo positivo na economia.

As prefeituras brasileiras nunca tiveram um momento tão satisfatório financeiramente como agora com os repasses dos valores do Fundo de…
BLOG DO MOZART LUNA

Lançado edital de regularização fundiária. Ex-primeira dama do estado, Liége Tavares é homenageada com nome em escola em Junqueiro. Prefeito do Pilar conquista prêmio Prefeito Empreendedor.

O Edital de Apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Athis/CAU/BR) selecionará…
BLOG DO MOZART LUNA

ALEGRIA! FPM COM AUMENTO DE 34,26%. DINHEIRO ESTÁ NA CONTA A PARTIR DE HOJE. REVOLTA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS EM OLHO D´ÁGUA DAS FLORES. EX-PREFEITA CÉLIA ROCHA ADERE A CAMPANHA DE BOLSONARO.

Os prefeitos estão eufóricos com mais um mês positivo para as finanças nas Prefeituras. Junho encerrou com 34,26% de aumento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :