O ministro do Turismo participou da abertura oficial da 116ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). Na pauta, as tendências atuais do turismo internacional, a implementação do Programa Geral de Trabalho, bem como os escritórios regionais da entidade que serão instalados em algumas regiões do mundo. Compõe, ainda, a delegação brasileira, o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Heitor Kadri, e o assessor da Presidência da Embratur, Rafael Luisi.
O Brasil é um dos integrantes do Conselho, tendo sido eleito para o mandato 2021-2025. Na ocasião, foram apresentados os índices turísticos do mundo inteiro que refletem na melhoria do setor. Segundo o Barômetro da OMT, a chegada de turistas internacionais em janeiro de 2022 mais do que dobrou – + 130% – comparado a janeiro de 2021. A região da Europa e as Américas seguem apresentando os melhores resultados com a Europa registrando três vezes mais chegadas internacionais (+199%) e as Américas dobrando suas chegadas (+98%).
Ainda durante a agenda na Arábia Saudita deverá ser celebrado um memorando de entendimentos entre o Brasil e o país sede da reunião para dar continuidade às relações bilaterais entre os dois países. O foco é o desenvolvimento do turismo e, em especial, a atração de investimentos para o Brasil, considerado uma das maiores oportunidades no setor no período de retomada. A Arábia Saudita conta com um fundo de US$ 4 bi para o setor de turismo e está em processo de diversificação de sua matriz econômica.
“Nossa prioridade nesse momento de retomada do turismo é atrair investidores árabes para o Brasil mostrando as diversas oportunidades de investimentos que temos em nosso território”, afirmou o ministro. O evento segue até esta quarta-feira quando Carlos Brito se reunirá com o ministro do Turismo da Arábia Saudita, H.E.M Al Khateeb.
Foto: MTur