Parceira da GOL Linhas Aéreas desde o início da história da Companhia, em 2001, a CVC, maior operadora de viagens do País, completa 50 anos em 2022 e, em comemoração à data, promoveram na terça-feira (7/06) o primeiro voo corporativo — e exclusivo — 100% carbono neutro dentro da trajetória de ambas as empresas, entre o aeroporto internacional de Guarulhos (GRU) e Maceió (MCZ), onde se realiza até amanhã, 10, a convenção anual de vendas da CVC, em formato presencial e híbrido, dirigida ao canal de franquias da operadora.
Conexão CVC 50 Anos: assim foi intitulada a convenção de vendas de meio século de vida da CVC. Uma comitiva com 174 colaboradores da operadora decolou às 15h50 de terça (7) no voo G3 9802, com o Boeing 737 MAX, rumo à capital alagoana, em uma experiência de viagem GOL sustentável. A chegada ao aeroporto foi às 18h45. O mesmo viés de impacto neutro no meio ambiente acontecerá com o voo de volta, G3 9801, marcado para às 19h25 do dia 11/06.
O voo de ida contou com speech temático na decolagem, sobre o ineditismo da compensação deste primeiro voo corporativo, e ambas as operações (ida/volta) têm serviço de bordo adaptado: por exemplo, copos plásticos substituídos por água em lata, com descarte apropriado.
“Em primeiro lugar, eu gostaria de parabenizar a CVC, uma parceira de peso da GOL, por meio século de atividades que foram e são fundamentais para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Coroar esse momento tão importante com esse primeiro voo 100% carbono neutro comprova que vivemos o agora e miramos o futuro das viagens com olhar atento aos impactos da aviação comercial no meio ambiente e no planeta”, afirma Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da GOL.
Nas duas operações, em parceria com a GOL e a climatech Moss, a CVC assume o custo da compensação de carbono dos voos de ida a Maceió e volta a Guarulhos, neutralizando assim as emissões totais nessa rota exclusiva entre as capitais paulista e alagoana. O certificado digital será entregue à empresa após os voos. Com a iniciativa, o valor investido na compensação de CO2 será 100% revertido a projetos certificados de apoio à conservação da Floresta Amazônica.
“Na CVC Corp, a sustentabilidade é uma das nossas prioridades estratégicas, está nos nossos valores e unimos esforços com nossos parceiros na redução de pegada, que é um dos pilares do REprograma CVC Corp, nosso plano de sustentabilidade. Essa ação nos permite disseminar boas práticas por um mundo mais respeitoso ao meio ambiente, e o fato de ser uma ação inédita com a GOL, para o primeiro voo corporativo da CVC, nos enche de alegria”, celebra Leonel Andrade, presidente da CVC Corp.
De acordo com os cálculos feitos pela Moss, os voos de ida e volta entre São Paulo (GRU) e Maceió (MCZ) são responsáveis pela emissão de aproximadamente 44 toneladas de CO2. Portanto, para gerar os 44 créditos de carbono necessários para compensação, o equivalente a 276 árvores foi preservado.
“É uma grande satisfação para a Moss acompanhar e, principalmente, participar desse processo em que grandes empresas como a GOL e a CVC se tornam protagonistas na busca por um mundo mais sustentável. Que ações como essa possam servir de exemplo para que qualquer empresa – independentemente do tamanho e do setor – possa compensar a pegada de carbono de suas atividades e contribuir para a redução dos efeitos negativos das emissões de carbono para as próximas gerações”, destaca Luis Felipe Adaime, CEO e fundador da Moss.
Convenção de Vendas CVC 2022
Para a produção da convenção, que tem o apoio do Governo do Estado de Alagoas, a CVC também inseriu outras premissas sustentáveis, desde a escolha de materiais, passando pela contratação de pessoas locais para suporte ao evento, até a criação de um espaço dedicado ao “REprograma CVC Corp”, que reproduz no evento o espaço de sustentabilidade que já faz parte do novo conceito de lojas da operadora, lançado ao mercado em outubro do ano passado.
Entre os materiais do evento, por exemplo, foram utilizadas estruturas tubulares de andaime (que não geram resíduo, pois são reutilizadas), madeira OSB (de reflorestamento, que consome 96% da tora no processo de produção), tubos de papelão e estruturas modulares e reaproveitáveis.
O evento é realizado em formato híbrido, incluindo também participação online de franquias de todo o Brasil, e foi projetado com acessibilidade, não só no espaço físico, mas também no virtual, que terá tradução para Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) durante toda a transmissão. Também como diretriz do REprograma, de apoiar as comunidades anfitriãs, a CVC contratou profissionais locais para atuar em diferentes áreas do evento e com parceiros locais, como os 11 hotéis que hospedarão os quase 1 mil participantes do encontro e a empresa de turismo receptivo WS Tur, responsável pela logística do evento e experiências em passeios junto a atrativos turísticos e comunidades locais.
#MeuVooCompensa
Em 5 de junho de 2021, Dia Mundial do Meio Ambiente, a GOL apresentou ao País e ao mundo a iniciativa pioneira de oferecer aos Clientes a possibilidade de, voluntariamente, compensarem a pegada carbônica de suas viagens. Desenvolvida com a Moss, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, a iniciativa, então inédita na América Latina, busca o engajamento daqueles que utilizam a aviação comercial no Brasil a olharem de forma empática e cuidadosa para o meio ambiente e o planeta. A campanha #MeuVooCompensa completou 1 ano no último dia 5 de junho de 2022.
Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no Brasil, a GOL tem como foco trabalhar a compensação com uma alternativa intermediária muito relevante, enquanto investe no desenvolvimento de projetos de combustíveis alternativos e limpos — biocombustível, para que no futuro a emissão de carbono seja reduzida.
A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da GOL é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain, criado pela Moss. O valor gerado pela transação do token destina-se a neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.
Participar do #MeuVooCompensa é muito barato. Apagar a pegada carbônica de uma viagem na ponte aérea Rio-São Paulo sai em média a R$ 6 (ida e volta). Para isso, basta o Cliente GOL usar a calculadora disponível no site da GOL e da Moss e adquirir o correspondente à sua compensação em MCO2 para neutralizar sua emissão individual de carbono nos voos Congonhas-Santos Dumont-Congonhas, com direito a certificado. O melhor, é possível compensar trechos já voados, voos atuais e até futuros, no momento que o passageiro quiser.
Em 2021, a GOL, também em parceria com a Moss, apresentou as duas primeiras rotas 100% carbono neutro do Brasil: em setembro, Recife-Fernando de Noronha-Recife, e em dezembro, Congonhas-Bonito-Congonhas. Noronha e Bonito são destinos brasileiros reconhecidos pela prática da sustentabilidade e pelo respeito ao meio ambiente.
No caso das duas rotas 100% carbono neutro (assim como no voo corporativo com a CVC), a GOL e a Moss assumem o custo da compensação total de carbono e doam aos Clientes e à tripulação o certificado da compensação individual da pegada carbônica, neutralizando as emissões totais. Como acréscimo, há um convite para, se for do interesse dos passageiros, comprarem o MCO2 para neutralizar os demais trechos que compõem suas viagens.