As competições de surfe estão sendo retomadas no Brasil e Maceió segue se destacando no cenário nacional como destino de grandes eventos esportivos. Neste domingo (12), das 8h às 13h, a capital sedia a final da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Surf Profissional, o CBSurf PRO 2022, no Pontal da Barra.
O torneio, realizado pela Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Prefeitura de Maceió e a Federação de Surfe de Alagoas (FIEA), recebeu 220 inscritos, sendo 188 homens e 32 mulheres, que estão, desde segunda-feira (6), duelando nas águas do mar do Pontal para obter o melhor resultado nas baterias deste primeiro circuito.
“A Prefeitura tem trabalhado para apoiar grandes eventos e colocar Maceió no cenário nacional de várias modalidades esportivas e, sobretudo, incentivar a prática esportiva. É muito gratificante ver tantos atletas de renome conhecendo a cidade e também conhecendo um pouco mais do esporte”, destacou Francisco Carlos do Nascimento.
Organizador da competição, Tânio Barreto, revelou a satisfação de poder realizar a etapa de abertura do campeonato em Maceió. Ele destacou a grande adesão do público.
“Maceió foi prestigiada com o maior evento de surf do Brasil. Quero agradecer à Prefeitura que acreditou nesse projeto. A competição está sendo um sucesso. Independentemente das chuvas, estamos recebendo bastante público na praia. Com a previsão de sol para o final de semana, a expectativa é de que a arena do campeonato fique lotada”, disse.
As baterias (heats) de cada rodada (rounds) seguem até o domingo, quando serão conhecidos os primeiros colocados dos times masculinos e femininos, de acordo com a pontuação obtida a partir das manobras exibidas nas ondas surfadas. Grandes nomes do surfe, como Alex Ribeiro e Silvana Lima, são alguns dos inscritos na competição.
O surfista também comentou que Maceió receberá novamente o torneio e que pessoas que não puderem se deslocar até a arena no Pontal da Barra podem rever a transmissão e acompanhar o campeonato ao vivo pelo Youtube, no canal CBSurf TV.
O CBSurf é o principal torneio de surf do Brasil. A competição é disputada em seis etapas e serve para esboçar a base da seleção brasileira que vai competir o pan-americano e as olimpíadas. Além da premiação financeira (R$ 280 mil em prêmio para a categoria profissional), o torneio oferece curso para capacitação de instrutores de Escolas de Surf.
De Alagoas, o CBSurf PRO 2022 segue para outros estados do Nordeste, Sudeste e Sul do país e, junto com a Taça Brasil (circuito da divisão de acesso), definirá os 64 homens e 32 mulheres que vão disputar a elite do surfe brasileiro em 2023, o Dream Tour.
Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió