A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levará ações de prevenção para todos os polos onde acontecerá o São João de Maceió. O evento, acontece entre os dias 15 e 29 de junho, contará com orientações educativas voltadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, além de fiscalizações de normas sanitárias nos locais com comercialização de produtos alimentícios.
A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS estará presente em todos os dias do evento, de 19h até 00h, com o Balcão da Prevenção – iniciativa que levará orientações educativas sobre assuntos como utilização de preservativos, cuidados com a saúde e serviços ofertados pela Gerência no município. No local, também haverá distribuição de preservativos para toda a população.
“Vemos o São João de Maceió como uma grande oportunidade de aproximação com os maceioenses para podermos falar sobre o cuidado com a saúde. Observamos que os festejos são momentos de descontração, nos quais, muitas vezes, a saúde é colocada de lado e, por isso, é tão importante que estejamos nesses locais, falando sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na intenção de minimizar a ocorrência de novos casos”, enfatizou a gerente da Gerência de Prevenção e Controle das IST´s, Géssyca Cavalcante.
Quem também estará com toda a equipe em campo nos dias em que se acontece o São João na capital será a Vigilância Sanitária de Maceió. O órgão, que criou um plano com ações a serem executadas durante o período junino, vai realizar fiscalizações nos sete pólos culturais da cidade durante todos os dias dos festejos juninos.
Equipes percorrerão locais com comercialização de produtos alimentícios para garantir o seguimento das normas sanitárias. O trabalho ocorrerá nos pólos do Benedito Bentes, Jaraguá e Tabuleiro do Martins.
“Estamos trabalhando desde maio para garantir total segurança no consumo de alimentos do maceioense durante o São João de Maceió. Promovemos cursos de boas práticas para todos os comerciantes que atuarão no evento e iremos fiscalizar o trabalho de cada um para averiguar se o que ensinamos será colocado em prática”, ressaltou o coordenador da Visa, Airton Santos.
Maceioenses também podem reforçar o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, denunciando irregularidades, que causem riscos à saúde da população durante os festejos juninos. As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió