BLOG DO MOZART LUNA

Piso dos agentes de saúde e endemias está garantido e prefeitos têm que pagar. Falta de investimentos em obras estruturantes. Governadores poderiam ter saído na frente na redução do ICMS dos combustíveis. Alguns prefeitos e vereadores enrolam candidatos ao governo.

Os prefeitos devem implantar e pagar o novo piso salarial dos agentes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. As Portarias 1.917/2022 e 2.109/2022 estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. Os valores repassados pelo Ministério da Saúde aos Municípios passam a ser de R$ 2.424,00 para as duas categorias. No caso dos ACS, os valores são repassados aos Municípios na forma de Assistência Financeira Complementar da União aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACS no Município. Já os ACEs são por meio da Assistência Financeira Complementar da União aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACS no Município. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já havia orientado os gestores que o pagamento do piso nacional das categorias deveria ocorrer somente após a publicação da Portaria do Ministério da Saúde, uma vez que é responsabilidade da Pasta o repasse do piso, conforme previsto na EC 120/2022. O repasse do teto salarial dos ACS deve onerar a Funcional Programática 10.301.5019.219A – Piso de Atenção Primária em Saúde, no seguinte plano orçamentário PO – 0002 – Agente Comunitário de Saúde. Já para os ACE, deverá onerar a Funcional Programática 10.305.5023.20AL, Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para a Vigilância em Saúde – Plano Orçamentário 0001.

Rodovias/Pontes

Depois das fortes chuvas caídas em todo estado de Alagoas, boa parte da malha rodoviária federal e estadual ficou comprometida. Embora a chuvas tenham diminuído de intensidade, os motoristas devem ficar atentos, para trechos que apresentam rachadura no asfalto e principalmente as cabeceiras das pontes que estão comprometidas. O DNIT e o DER têm a responsabilidade na sinalização do perigo.

Casal/abastecimento

Em vários municípios o sistema de abastecimento de água de responsabilidade da Casal foi interrompido, seja por rompimento de tubulações, ou comprometimento das estações de tratamento. Contudo, a falta de água no sistema de da Casal, na verdade é um fato corriqueiro seja com chuvas ou sem. Em Arapiraca, por exemplo, informa que o sistema está sem funcionar , já que tem localidades com 60 dias sem água.

Obras de infraestrutura

As ocorrências de enchentes logradouros, queda de barreiras em grotas e inundação de trecho de rodovias em locais já conhecidos é consequência da falta de investimento em obras de infraestrutura de drenagem dimensionada, retirada de residências de locais de risco e fiscalização para proibir construção de casas em locais de risco.

Barra de Santo Antônio


A Prefeitura de Barra de Santo Antônio, por meio da Secretaria de Educação, está capacitando professores da Rede Municipal de Ensino em Robótica. A intenção é agregar mais um curso de interdisciplinar. Segundo o secretário de Educação, Gustavo Mendonça, o município está oferecendo mais uma opção de curso para os alunos.

Política/prefeitos

Tem prefeito que está declarando apoios a dois ou três candidatos ao governo de Alagoas. Pelo dia é declarado a um. A noite liga para outro e diz que está “topado” com o tal e na madrugada liga para outro e diz que no momento certo vai se engajar na campanha e pedir apoio. Contudo, o tempo é o senhor da razão e como diz Maquiavel, “não se pode enganar todo, todo tempo”.

Emancipação

No Litoral Norte tem prefeito que fez festa de emancipação política e convidou dois pré-candidatos ao governo. O clima ficou tenso, mas o gestor deu tapinhas nas costas dos pretendentes e disse que estava com os dois, o tradicional do comportamento do típico traidor, que no momento certo vai cravar o punhal de sua vítima.

Vereadores

Alguns vereadores receberam “ajuda” de candidatos a deputado estadual em troca de apoio político. O problema é que tem vereador que se comprometeu com até três candidatos a deputado. Em outros tempos esses vereadores estão na lista para levar um “corretivo” dos candidatos. Nossa história política está repleta de exemplos que ocorreram.

ICMS/Combustíveis

O Governo de Alagoas retirou a ação de pedido de liminar para impedir a redução do ICMS sobre os combustíveis. O percentual que era de 28% vai cair para 17% do ICMS. Isto pode significar uma redução dos preços dos combustíveis em cerca de 70%. Agora é fiscalizar as bombas de combustíveis  para saber se realmente a redução está chegando ao consumidor.

ICMS/Boa vontade

Se os governadores fossem bem orientados poderiam ter saído na frente e tomado a decisão de reduzir os percentuais do ICMS dos combustíveis. O lamentável é que foi preciso que o Governo Federal tomasse a iniciativa e enviasse uma MP neste sentido. O primeiro estado a determinar a redução do percentual foi São Paulo.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Turismo impulsiona economia de Alagoas e é foi o setor que mais contribuiu para crescimento do PIB. Governador Paulo Dantas e secretária Bárbara Braga comemoram excelentes resultados em 2024.

PIB cresce em Alagoas Segundo informações do Governo de Alagoas, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas registrou crescimento de 3,2% e atingiu…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM tem redução de 10%, efeito Black Friday. Rute Nezinho vai disputar eleição para deputada federal e desafiar Luciano Barbosa. Marcos Madeira vai também disputar eleição para deputado em 2026. "Imperador da Pindorama" está de olho na prefeitura de Coruripe. Deo tem a proteção dos senadores Renans. Plano diretor travado em Passo do Camaragibe.

FPM: queda de 10% As prefeituras brasileiras receberam R$ 1.435.776.519,41, de novembro. O valor é 10% menor que a mesma…
BLOG DO MOZART LUNA

CNM alerta para golpes nas prefeituras. Prefeitura de Maragogi faz ordenamento de ambulantes. Prefeito eleito de Maragogi continua sua agenda política. Pão de Açúcar ganha novos postos de saúde. Programação do Circuito Penedo do Cinema com

Prefeituras são vítimas de golpes A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça novamente aos gestores municipais a necessidade de estar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :