Relatório divulgado pelo Instituto Alziras em parceria com a Oxfam Brasil apontou que o alcance da igualdade de gênero nas prefeituras do país pode demorar mais de um século para ser atingido. A constatação está no documento denominado Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira, que também utilizou a mesma metodologia para analisar a igualdade racial. Foram analisados os anos eleitorais de 2016 e 2020, ou seja, os dois últimos pleitos das cidades. Por meio da atuação do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) atua para fomentar e dar destaque às mulheres que fazem parte do municipalismo brasileiro.Segundo indica o levantamento, esse deve ser um desafio pelos próximos 144 anos se mantido o mesmo ritmo de eleição de homens e mulheres. Já a igualdade racial pode levar 20 anos para ser conquistada. O estudo tem como base os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que quantificam o perfil das candidaturas e das pessoas eleitas para o poder Executivo e Legislativo municipal com recorte de gênero e raça.Embora sejam a maioria da população brasileira e acumulem mais anos de estudo que os candidatos homens, as mulheres representaram menos de 14% das candidaturas a prefeituras no Brasil em 2020, segundo o relatório. Já entre os eleitos, os homens ficaram no comando de 88% das cidades do país. Em 2016, eram 13% de candidatas ao Executivo. FONTE:CNM
Mulheres no Legislativo
No Legislativo, o cenário é de mais representatividade devido à Lei de Cotas e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), ambos em vigor desde 2020, que determinam que os partidos preencham ao menos 30% de suas vagas com mulheres e destinem o mesmo percentual para custear as campanhas das candidatas.
Percentuais
Como resultado, as Câmaras registraram um número equivalente a 35% de candidaturas femininas para vereadoras em 2020, com acesso a 32% da receita destinada à campanha. Em 2016, eram 32,5% de candidatas mulheres, com 21% do total da receita. Em 2020 o percentual de vereadoras eleitas foi o recorde já registrado no país quando analisamos a eleição de mulheres, 16,05%
Questão racial
Na questão racial, há um avanço maior na igualdade entre negros e brancos. Segundo o estudo, em 2020, pela primeira vez, as candidaturas negras foram maioria (51,5%) para as Câmaras Municipais e 45,1% entre os eleitos. Mais de 50% da população brasileira é composta por negros e pardos. Para a diretora do Alziras, quando se traça o perfil de mulheres negras, a participação é a menor registrada.
Vereadoras negras
Há, atualmente, 6,3% de vereadoras negras no Brasil, enquanto no executivo número de prefeitas eleitas se repetiu em 2020, 10. Cerca de 57% dos Municípios do Brasil não têm representantes pretas nas Câmaras e em 978 cidades (18% do total) não existe qualquer mulher no Legislativo municipal.
Igaci/IGPS
No próximo sábado o Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realiza mais uma ação social com o Programa Bem-estar ao Alcance de Todos, no município de Igaci. A ação vai beneficiar cerca de 50 adultos com exames gratuitos de ultrassonografia. A ação é uma parceria com a Prefeitura.
Olho d’água do Casado
Os agricultores de Olho d’água do Casado foram beneficiados com a distribuição de sementes de feijão. Uma ação da Prefeitura junto com a Emater que vem surtindo efetivo na oferta de alimentos no município e que ajuda a gerar mais renda.
Pilar
O prefeito do Pilar Renato Resende Filho entregou novas unidades residenciais no conjunto Novas Casas, que ganhou um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).Construído com recursos próprios, o prédio aposenta a sede improvisada e garante à equipe de psicólogos e assistentes sociais toda a estrutura necessária para melhor atender a comunidade
Barra de Santo Antônio
A Prefeitura da Barra anuncia oportunidades de empregos na Usina Santo Antônio. Através da parceria com o setor de recursos humanos da Usina Santo Antônio, a prefeitura da Barra está anunciando ofertas de emprego para os profissionais barrenses na Central Açucareira Santo Antônio S.A.Vagas abertas para os profissionais: Motorista Canavieiro, Motorista Carreteiro, Tratorista de Transbordo, Eletricista de Automóvel.
Barra de Santo Antônio 2
Vagas para portadores de deficiência com os requisitos para as funções de motorista canavieiro e carreteiro, tratorista de transbordo que possuam os seguintes requisitos: Ensino Fundamental completo; Experiência na área; Experiência na área; CNH mínima B e CNH E. Vagas para eletricista de automóveis que tenham Ensino Fundamental e experiência da área. A equipe da Usina Santo Antônio estará no espaço do Âncora Eventos na Ilha da Crôa, nesta quinta-feira, dia 28 de julho, das 9h00 às 15h00 para receber seu currículo.