BLOG DO MOZART LUNA

Relatório aponta paridade de gênero em 20 anos. Oportunidade de emprego em Barra de Santo Antônio. Famílias são beneficiadas com novas casas no Pilar.

Relatório divulgado pelo Instituto Alziras em parceria com a Oxfam Brasil apontou que o alcance da igualdade de gênero nas prefeituras do país pode demorar mais de um século para ser atingido. A constatação está no documento denominado Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira, que também utilizou a mesma metodologia para analisar a igualdade racial. Foram analisados os anos eleitorais de 2016 e 2020, ou seja, os dois últimos pleitos das cidades. Por meio da atuação do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) atua para fomentar e dar destaque às mulheres que fazem parte do municipalismo brasileiro.Segundo indica o levantamento, esse deve ser um desafio pelos próximos 144 anos se mantido o mesmo ritmo de eleição de homens e mulheres. Já a igualdade racial pode levar 20 anos para ser conquistada. O estudo tem como base os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que quantificam o perfil das candidaturas e das pessoas eleitas para o poder Executivo e Legislativo municipal com recorte de gênero e raça.Embora sejam a maioria da população brasileira e acumulem mais anos de estudo que os candidatos homens, as mulheres representaram menos de 14% das candidaturas a prefeituras no Brasil em 2020, segundo o relatório. Já entre os eleitos, os homens ficaram no comando de 88% das cidades do país. Em 2016, eram 13% de candidatas ao Executivo. FONTE:CNM

Mulheres no Legislativo


No Legislativo, o cenário é de mais representatividade devido à Lei de Cotas e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), ambos em vigor desde 2020, que determinam que os partidos preencham ao menos 30% de suas vagas com mulheres e destinem o mesmo percentual para custear as campanhas das candidatas.

Percentuais

Como resultado, as Câmaras registraram um número equivalente a 35% de candidaturas femininas para vereadoras em 2020, com acesso a 32% da receita destinada à campanha. Em 2016, eram 32,5% de candidatas mulheres, com 21% do total da receita. Em 2020 o percentual de vereadoras eleitas foi o recorde já registrado no país quando analisamos a eleição de mulheres, 16,05%

Questão racial

Na questão racial, há um avanço maior na igualdade entre negros e brancos. Segundo o estudo, em 2020, pela primeira vez, as candidaturas negras foram maioria (51,5%) para as Câmaras Municipais e 45,1% entre os eleitos. Mais de 50% da população brasileira é composta por negros e pardos. Para a diretora do Alziras, quando se traça o perfil de mulheres negras, a participação é a menor registrada.

Vereadoras negras

Há, atualmente, 6,3% de vereadoras negras no Brasil, enquanto no executivo número de prefeitas eleitas se repetiu em 2020, 10. Cerca de 57% dos Municípios do Brasil não têm representantes pretas nas Câmaras e em 978 cidades (18% do total) não existe qualquer mulher no Legislativo municipal.

Igaci/IGPS

No próximo sábado o Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realiza mais uma ação social com o Programa Bem-estar ao Alcance de Todos, no município de Igaci. A ação vai beneficiar cerca de 50 adultos com exames gratuitos de ultrassonografia. A ação é uma parceria com a Prefeitura.

Olho d’água do Casado

Os agricultores de Olho d’água do Casado foram beneficiados com a distribuição de sementes de feijão. Uma ação da Prefeitura junto com a Emater que vem surtindo efetivo na oferta de alimentos no município e que ajuda a gerar mais renda.

Pilar

O prefeito do Pilar Renato Resende Filho entregou novas unidades residenciais  no conjunto  Novas Casas, que ganhou um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).Construído com recursos próprios, o prédio aposenta a sede improvisada e garante à equipe de psicólogos e assistentes sociais toda a estrutura necessária para melhor atender a comunidade

Barra de Santo Antônio

A Prefeitura da Barra anuncia oportunidades de empregos na Usina Santo Antônio. Através da parceria com o setor de recursos humanos da Usina Santo Antônio, a prefeitura da Barra está anunciando ofertas de emprego para os profissionais barrenses na Central Açucareira Santo Antônio S.A.Vagas abertas para os profissionais:  Motorista Canavieiro, Motorista Carreteiro, Tratorista de Transbordo,  Eletricista de Automóvel.

Barra de Santo Antônio 2


Vagas para portadores de deficiência com os requisitos para as funções de motorista canavieiro e carreteiro, tratorista de transbordo que possuam os seguintes requisitos: Ensino Fundamental completo; Experiência na área; Experiência na área; CNH mínima B e CNH E. Vagas para eletricista de automóveis que tenham Ensino Fundamental e experiência da área. A equipe da Usina Santo Antônio estará no espaço do Âncora Eventos na Ilha da Crôa, nesta quinta-feira, dia 28 de julho, das 9h00 às 15h00 para receber seu currículo.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Ministro Renan Filho entrega mais uma grande obra para Alagoas com viaduto na BR 101.

Viaduto Na inauguração do viaduto em Porto Real do Colégio, o governador Paulo Dantas destacou a importância da parceria de…
BLOG DO MOZART LUNA

Olho d'água do Casado conquista selo Unicef e prefeito anuncia construção de casas para famílias carentes.

Olho d’água do Casad conquista selo Unicef A gestão do prefeito de Olho d’água do Casado, Zé Emater, está chegando…
BLOG DO MOZART LUNA

IMA flagra lixão em São Luiz do Quintude. Morte de peixes será investigada em Roteiro. Polícia alerta para derrame de dinheiro falso nas feiras livres nos muncípios.

Lixão em São Luiz A Prefeitura de São Luiz do Quitunde foi notificada por descarte irregular de resíduos pela equipe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :