Com a publicação na última sexta-feira (12/8) do Decreto n° 11.171, de 11 de agosto de 2022, a Presidência da República manifestou concordância com a decisão do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) em qualificar no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, para fins de relicitação da concessão.
O empreendimento está localizado a 20 km do centro da capital do Rio de Janeiro e possui o maior sítio aeroportuário em área total dentre todos os aeroportos nacionais. Além disso, o Galeão é o maior aeroporto do Rio de Janeiro e tem grande importância na conexão para destinos internacionais.
Dificuldades financeiras enfrentadas pela atual concessionária elevaram o risco de deterioração e de descontinuidade dos serviços prestados. Dessa forma, a relicitação da concessão apresentou-se como alternativa mais célere e segura para a manutenção das atividades prestadas.
Entretanto, desde abril de 2014, a atual concessionária já vem realizando investimentos significativos na melhoria da infraestrutura aeroportuária, tais como: ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves; implantação de área de segurança de fim de pista; adequação do sistema de pistas de aeronaves código F (de maior porte e envergadura); e melhoria do acesso viário e dos estacionamentos.
O prazo para entrega dos estudos sobre o empreendimento público federal é de 90 dias, contados a partir da data de publicação do Termo de Autorização para início dos estudos. Três consórcios foram autorizados pelo Ministério da Infraestrutura a realizar os estudos de viabilidade do aeroporto por meio de Processo de Manifestação de Interesse (PMI). A publicação do edital e a realização do leilão estão previstos para o 3º trimestre de 2023.
O aeroporto do Galeão será, juntamente com o Aeroporto Santos Dumont, objeto da 8ª Rodada de Concessões Aeroportuárias.