Uma ação ambiental realizada no último sábado (10) na Praia do Porto de Jaraguá, em Maceió, recolheu cerca de 1,2 toneladas de lixo, principalmente plásticos e produtos derivados. Cerca de 20 crianças, alunos da escola Maple Bear, e 70 adultos voluntários participaram do trabalho que contou com o apoio da empresa Alagoas Ambiental e da ONG Protetores dos Oceanos. Os resíduos existentes na Praia, lá chegaram de várias formas, seja através dos mares, o descarte criminoso dos navios, ou pelas pessoas que frequentam o local como os pescadores. Os organizadores da ação ambiental ficaram surpresos com a grande quantidade de lixo existente no local. Os resíduos de plásticos eram os que existiam em maior quantidade, mas também foram encontrados pneus e muito mais. A Praia do Porto de Jaraguá não é frequentada por turistas, mas por pescadores e pessoas que lá vão para comprar pescados. Contudo, a proximidade dos ancoradouros, onde ficam os navios, poder ser a principal fonte de descarte de todo esse lixo que chega à Praia. A ação realizada tem também a finalidade de conscientizar as futuras gerações, para a necessidade de mantermos o meio ambiente livre de produtos industrializados, principalmente o plástico, que tem gerado muito mal à fauna marinha, segundo os pesquisadores.
Descarte
O descarte indevido do plástico tem causado grande preocupação em todo mundo, que debate formas de reduzir o uso deste produto. Um exemplo foi realizado esta semana pela companhia aérea Latam, que reduziu o uso de plásticos em 75%, no serviço de bordo, assim como decretou o fim do uso de canudos plásticos.
Conscientização
A conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente é muito forte em tudo mundo e há existem até leis, proibindo que os países do primeiro mundo comprem produtos de outras nações, que não têm uma política de preservação ambiente e não seguem o protocolo de Kyoto, onde ficou acordado que todos iriam trabalhar para reduzir a emissão de gás carbono na atmosfera e colaborasse para preservação dos Oceanos.
Maragogi/Casal
Acontece hoje em Maragogi uma reunião da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) sobre a Estrutura do Esgotamento Sanitário. Novas tecnologias, sistema de distribuição, abastecimento e esgotamento, além do andamento das obras de saneamento em São Bento serão temas do encontro. Os serviços prestados pela empresa são motivo de revolta do povo.
Piranhas
Em Piranhas a administração municipal vem trabalhando para recuperação das estradas vicinais de acesso à Zona Rural. As máquinas estão realizando o trabalho de terraplanagem durante toda semana.
Pilar/romeiros
O Pilar foi um dos municípios que mais enviou romeiros para Juazeiro do Norte. No total foram 30 ônibus com toda estrutura necessária para o conforto, mais de 1.300 pessoas, que viajaram com todo cuidado, dos transportes viabilizados pela Prefeitura do Pilar. Todos receberam camisas, bonés, kit de medicamentos e primeiro-socorros
Pilar/romeiros 2
Um momento especial foi a realização de um churrasco especial para todos os romeiros.
Mais de 1.300 pilarenses saíram da cidade e foram até Juazeiro do Norte, para mais uma romaria. Depois de dois anos sem poder levar os devotos, neste ano, disponibilizamos 30 ônibus para todos participarem desse momento de fé.
Coruripe
O Prefeito Marcelo Beltrão e o Secretário de Segurança Pública do Estado, Flávio Saraiva, inauguraram mais uma CISP em Coruripe, desta vez em Pindorama. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Pindorama é o 46º inaugurado em Alagoas. Localizado numa região privilegiada, irá abrigar as Polícias Civil e Militar garantindo a segurança de toda Pindorama e região.