Às vezes, as melhores rotas são as menos percorridas. A empresa de safáris Natural Selection colocou este conceito à prova recentemente quando decidiu lançar um safári guiado de bicicleta pela área de vida selvagem mais cobiçada do Botsuana: o Delta do Okavango.
Projetado para pequenos grupos de desbravadores, viciados em adrenalina e entusiastas da vida selvagem, o safári de bicicleta de seis noites é a primeira experiência de safári desse tipo. Os viajantes podem explorar de bicicleta os antigos caminhos de elefantes que moldaram esta paisagem intocada de Botsuana por séculos, pedalando ao lado de incríveis avistamentos de vida selvagem, passando por florestas de acácias, margens de rios errantes, florestas de mopane e pastagens de savana.
Guias profissionais de safári de ciclismo guiarão os viajantes por terrenos off-road, incluindo trilhas de caça de pista única e trilhas de jipe, pedalando de três a cinco horas por dia e revelando os segredos que pavimentam os caminhos dos animais do Delta do Okavango. O Okavango é um dos destinos selvagens mais exclusivos do mundo; o Patrimônio Mundial da Unesco abrange vastas áreas úmidas e extensas terras secas. Os visitantes atravessam os canais sinuosos do delta, passando por ilhas orladas de palmeiras e papiros e densas florestas resplandecentes de vegetação exuberante e repletas de rica vida selvagem.
A experiência de safári começa ao sul da área de vida selvagem Moremi Game Reserve, que é a primeira reserva na África a ser estabelecida por moradores locais. É também a única área oficialmente protegida do Delta do Okavango. Como tal, possui uma tremenda importância científica, ambiental e de conservação. Até hoje, Moremi é considerada uma das reservas mais bonitas da África, possivelmente do mundo. A reserva está situada nas áreas central e oriental do Okavango, abrigando um dos ecossistemas mais ricos e diversificados do continente. Isso contribui para uma espetacular observação de animais selvagens e aves, incluindo todas as espécies herbívoras e carnívoras que ocorrem naturalmente na região e mais de 400 espécies de aves, muitas migratórias e algumas ameaçadas de extinção. Ambos Black e White Rhino foram recentemente reintroduzidos.
Os viajantes começarão a cavalgar ao nascer do sol com uma trilha guiada por florestas e planícies, criadas por elefantes que são construtores naturais de trilhas, tecendo pelas florestas de Mopane. Os passeios incluem inúmeras paradas para observação da vida selvagem.
As noites são passadas em um acampamento de safári móvel de luxo, montado em diferentes locais com um veículo de reserva nunca muito atrás durante a viagem. As duas últimas noites são passadas no elegante e descontraído acampamento de safári Little Sable, localizado na Reserva Privada Khwai, uma área de 200.000 hectares de natureza intocada no extremo norte do famoso Delta do Okavango. Khwai oferece uma das mais belas paisagens icônicas do Botswana. A área tem uma excelente reputação por acolher as espécies mais raras do reino animal, incluindo cães selvagens, gatos serval, texugos de mel e o esquivo pangolim.
Little Sable é um pequeno acampamento íntimo e privado que oferece oito tendas de estilo tradicional, em plataformas de madeira elevadas, cada uma com um deck de observação privativo, banheiro privativo e chuveiro externo. No acampamento, você sentirá uma sensação de liberdade, onde as vistas amplas oferecem a oportunidade de se conectar e mergulhar com o ambiente em vários níveis.
Os viajantes têm a opção de trocar uma noite no Little Sable at Skybeds, uma plataforma de madeira de 16 pés de altura com apenas um mosquiteiro entre eles e o céu noturno. A plataforma tem vista para um charco (a única fonte de água permanente em 2.000 hectares), freqüentado por 400 elefantes, juntamente com leões, leopardos, elãs, zebras e muito mais, proporcionando uma excelente observação de animais selvagens. Cada plataforma vem completa com um vaso sanitário com descarga, chuveiro e lavatório sob cada área de dormir.