A companhia aérea brasileira iniciou um processo de avanço para disponibilizar aos brasileiros, mas opções de voos para Portugal. A iniciativa é o inicio do aumento da concorrência com a TAP, que detém a lideranças dos voos para o Velho Continente e impõe valores das passagens aéreas acima do normal, porque simplesmente conseguiu em solo brasileiro manter praticamente as principais capitais do Brasil, com seus voos diretos para Lisboa e Porto.
Os valores dos bilhetes aéreas cobrados pela TAP para Portugal são considerados um absurdo, já que a demanda é muito grande. Os principais prejudicados são os operadores de turismo de Portugal, que reclamam da companhia aérea portuguesa, que não tem tarifário diferenciado para eles.
Em contrapartida os operadores, se uniram e estão fretando aviões, que saem muito mais barato que a TAP, para venderem seus pacotes para o Brasil. A tendência, segundo um operador português, é que os voos fretados sejam cada vez mais frequentes e até se tornarem semanais, a partir do próximo ano.
De olho neste nicho de mercado, a companhia aérea Azul se organiza para ofertar o maior número do voos para Portugal. Por enquanto a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas São Paulo, mas a empresa está de olho mesmo no Nordeste, principalmente em Recife, Fortaleza e Salvador. A dificuldade é conseguir slots em Lisboa e Porto, onde TAP consegue o protecionismo do Governo de Portugal, não liberado os slots para empresas estrangeiras.