A região do Vale do São Francisco recebeu certificação de registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel espumante. O registro foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2.704 do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A área de produção dos vinhos compreende cinco municípios localizados em dois estados do Nordeste: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; e Casa Nova e Curaçá, na Bahia. Está pode ser considerada uma conquista muito importante para o Nordeste que se credencia para o mundo como região produtora de um produto nobre consumido classes sociais de alto poder aquisitivo e propicia o desenvolvimento do enoturismo, que agrega valor à atividade turística que vem crescendo na região do semiárido nordeste gerando emprego e renda. Talvez muitos não tenham percebido que esta certificação é muito importante, mas na verdade é um passo importante para divulgar o Nordeste como a única região do mundo com duas safras de uvas. Nesta IG em questão, destaca-se a contribuição da Embrapa Uva e Vinho na condução dos estudos técnicos. Junto com outras instituições parceiras, foi elaborado o dossiê que fez parte do pedido de registro junto ao INPI. Por sua vez, o Mapa, através da sua Coordenação de Indicação Geográfica, foi responsável pela emissão do Instrumento Oficial de Delimitação da IG. Esse documento atesta a coerência e conformidade da área territorial da IG para fins deste registro. Para o pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho, esse registro é um evento de interesse mundial pois esta é a primeira região de vinhos tropicais do mundo a reconhecer uma Indicação Geográfica com altos padrões de exigência da produção, assemelhados às IGs dos países da União Europeia.
Pilar
Hoje, sábado, tem inauguração de mais uma creche no município do Pilar, na localidade de Imburi. É o Programa Creche do CRIA do Governo do Estado. Serão 200 crianças atendidas com 5 refeições diárias. A Prefeitura está convidando todos para solenidade que vai contar com a presença do Governador Paulo Dantas, às 09h30.
Penedo/hospedagem
O projeto ‘Destino Penedo em Foco’ segue a todo vapor, divulgando os atrativos do município e atuando dentro da cidade, inclusive com o setor de meios de hospedagens para melhorar e fortalecer a rede turística local. A troca de informações mais recente entre a gestão da Secretaria Municipal de Turismo e representantes de hotéis e pousadas destacou a relação com as operadoras de turismo e agências de viagens durante encontro na Casa de Aposentadoria.
Penedo/turismo
Jair Galvão, gestor da Setur Penedo, e Maria Augusta Brêda, diretora de Marketing e Promoções, ressaltaram a importância de os equipamentos hoteleiros estarem alinhados e trabalharem em parceria com as empresas no momento da prestação dos serviços.
“Para que o Destino Penedo seja cada vez mais reconhecido, se faz necessário que os equipamentos hoteleiros saibam trabalhar de forma alinhada com as empresas.
Pão de Açúcar
O prefeito Jorge Dantas, dando continuidade de resgate da dignidade, cidadania e do tempo que se perdeu em gestões anteriores, realizou a inauguração da U.M.E. no Assentamento Alemar, unidade de ensino que atenderá toda a região.
Japaratinga/plano diretor
O prefeito Deo de Japaratinga recebeu em meu gabinete o arquiteto André Costa, da empresa Risco, responsável pela elaboração do Plano Diretor de Japaratinga. Pela primeira vez em 60 anos do município uma gestão toma um rumo sério para garantir o futuro da cidade. Após aprovado, Japaratinga terá um norte de crescimento ordenado, para o bem de todos.
Japaratinga/plano diretor 2
O Plano Diretor está sendo custeado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo. O prefeito agradeceu ao Governador Paulo Dantas e ao nosso Senador Renan Filho, à época, Governador de Alagoas, que possibilitou que os municípios da região fossem beneficiados com o projeto
Maragogi
Na última quarta-feira (09), na sala do Selo Unicef, em Maragogi, ocorreu a reunião de monitoramento do Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Maragogi. O Plano é um documento de planejamento que identifica os problemas locais que mais afetam a vida das crianças e dos adolescentes no município e aponta objetivos, resultados, metas e estratégias para o seu enfrentamento. Vale destacar que o Plano tem como eixos temáticos saúde, educação, cidadania, assistência social e sustentabilidade.
Maragogi/saúde
O secretário de Saúde de Maragogi, Francisco Lins, cumpriu agenda em Brasília, com o objetivo de tratar sobre os repasses financeiros destinados à Maragogi, além de discutir propostas que visem o bem-estar e a saúde da nossa população. O prefeito Sérgio Lira também participou, e a comitiva foi recebida pelo diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior, e pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.